Agudo bate recorde brasileiro com cuca de 1,6 tonelada
Alimento tem 184,6 metros de comprimento e 55 centímetros de largura
O município de Agudo, na região central do Rio Grande do Sul, alcançou um feito histórico neste domingo (23): montou uma cuca com 184,6 metros de comprimento, 1.654,19 quilos, 55 centímetros de largura e 4,5 centímetros de altura.
Com essas dimensões, a cidade conquistou o título de maior cuca já produzida no país segundo o RankBrasil, uma versão brasileira do ranking de recordes mundiais Guinness.
Até então, o recorde pertencia à cidade catarinense de Blumenau. Lá foi produzida, em 2019, uma cuca de 46 centímetros de largura, 169 metros de comprimento e 1.312 quilos.
Luciano Cadari, diretor-fundador do RankBrasil, acompanhou o preparo do doce nos últimos dois dias e carimbou a vitória dos gaúchos:
— Agudo entra para o RankBrasil superando o recorde que era de Blumenau e com uma cuca que tem padrão de qualidade muito alto. Superou todas as expectativas, é bem saborosa e foi montada idêntica à cuca que é comercializada aqui na cidade — afirma Cadari.
Patrimônio da cidade
Cuca é um alimento tão apreciado em Agudo que é reconhecido como patrimônio histórico, por lei, no município. Mas uma iguaria gigantesca não se faz de uma hora para outra: desde terça-feira (18), 15 mulheres trabalham no preparo dos recheios, que ficaram acondicionados em câmara fria.
Na sexta-feira (21) começou a montagem, com a missão de transformar 520 quilos de farinha de trigo, 600 quilos de açúcar e mais uma dezena de condimentos na receita recordista.
A vencedora equivale a mais ou menos 2 mil cucas tradicionais e foi exposta ao público nesta tarde, em um labirinto de mesas montado no estacionamento do Super Lis. Este supermercado é o principal organizador do evento gastronômico, que conta com o apoio da prefeitura municipal e faz parte das comemorações da 33ª Volksfest in Agudo.
— O recorde é muito importante para nós porque estamos representando o nosso município perante o Rio Grande do Sul e o Brasil. É Agudo quem vai se destacar com essa cuca famosa — afirma a empresária Lisane Friedrich, proprietária do Super Lis.
Foi Lisiane a responsável pelo planejamento, pelos cálculos da receita e por reunir empresas que doassem boa parte dos ingredientes. Conseguiu a ajuda de marcas como Orquídea, Santa Clara, Usina Alto Alegre e Arcor, entre outras.
Feliz de quem pôde provar gratuitamente uma fatia da cuca, que rende cerca de 700 mil pedaços com diferentes combinações de recheios, como doce de leite, bombom, abacaxi, morango, uva, bergamota, amendoim, requeijão, nata e outros. Além de alegrar o paladar, a iniciativa também tem o objetivo de promover a cultura, o turismo e a gastronomia tradicional do município.
Os ingredientes
520kg de farinha de trigo
600kg de açúcar
960 ovos
200 litros de leite
30kg de banha
35kg de manteiga
58kg de amendoim
80kg de abacaxi já descascado
13kg de requeijão
28kg de bergamota
21kg de banana
40kg de uva
40kg de bombom
30kg de doce de leite
Framboesa, morango, achocolatado e cacau em pó e nata
Comentarios