Alegretense sobrevivente da Boate Kiss ganha homenagem e vira boneca Barbie
A série especial “Mulheres Inspiradoras” homenageará Kelen Ferreira, 31 anos, que na época do incêndio passou 78 dias internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo 15 em coma

Na terça-feira (4), a terapeuta ocupacional e influenciadora Kelen Ferreira, sobrevivente do incêndio na Boate Kiss, estampou capas de jornais e viralizou nas redes sociais ao ser “transformada” em uma boneca da Barbie. Isso se dá pois a empresa fabricante Mattel lançou mais uma linha do projeto “Mulheres Inspiradoras”, tendo a profissional da saúde como uma de suas personagens.
Com marcas nos braços e uma prótese transtibial – abaixo do joelho – na perna direita em decorrência de ter tido 18% do corpo queimado na tragédia, o brinquedo da alegretense é histórico. Ela e a parceira e atriz mineira Paola Antonini, que interpretou Kelen na série da Netflix “Todo Dia a Mesma Noite”, são as primeiras pessoas com deficiência brasileiras a inspirarem a criação de Barbies.
“É muito emocionante estar nessa campanha linda, são histórias incríveis de mulheres do mundo todo. Estar ali representando milhares de pessoas com deficiência, o empoderamento, a representatividade do corpo e mostrar que todas nós, gurias, temos que acreditar em nós mesmas, pois somos capazes de coisas extraordinárias, independente de qualquer obstáculo”, declarou a sobrevivente.
Kelen é natural de Alegrete, tem 31 anos e é formada em Terapia Ocupacional pela UFSM. Ela estava na Boate Kiss no dia 27 de janeiro de 2013, quando aconteceu o incêndio que deixou 242 mortos e 636 feridos. Resgatada com vida, ela precisou passar, na época, 78 dias internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo 15 em coma. Atualmente, além de atuar na área da saúde em Pelotas, a gaúcha usa as redes sociais como trabalho, somando 192 mil seguidores no Instagram.
A alegretense explica que foi convidada a participar da campanha em dezembro de 2024 a partir de um contato direto do setor brasileiro da Mattel.
“Nunca imaginei um dia ser uma Barbie. Claro, quando pequena eu brinquei muito, montando a casa, casando, constituindo família. Brincava sozinha ou com as amigas. Foi super legal, emocionante. Um sonho tornando-se realidade”, confessou a sobrevivente.
A campanha em si ocorreu em fevereiro deste ano, em São Paulo. Na ocasião, Kelen teve a oportunidade de rever pessoalmente sua intérprete de Todo Dia a Mesma Noite que, além de parceira nesta ação, se tornou uma amiga “para a vida” da sobrevivente. Esta edição da linha Mulheres Inspiradoras tem como objetivo mostrar como a amizade entre mulheres pode ajudar na realização de metas, sensação que explica a conexão da dupla: “ela é extraordinária, me inspiro muito nela. A Paola me ajudou no processo de aceitação da deficiência”, destacou Kelen sobre a atriz.
Além da terapeuta ocupacional e da mineira, outras nove personalidades inspiraram a criação de Barbies neste início de ano, mas nenhuma do Brasil.
“Espero que essa boneca inspire meninas a perceberem a força que vem de dentro e que nenhum desafio é impossível de superar. A vida é imprevisível, mas o que importa é como a enfrentamos. Viver é uma bênção e espero que todas vocês saibam que podem viver infinitas possibilidades. Sejam corajosas, gentis e nunca duvidem do poder de inspirar”, declarou Kelen via Instagram.
Comments