Anvisa aprova novo medicamento contra o HIV
- Saimon Ferreira

- há 4 horas
- 1 min de leitura
O Sunlenca é um antirretroviral composto por lenacapavir, fármaco de primeira classe que atua impedindo a replicação do vírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (12), uma nova medicação para reduzir o risco de infecção pelo HIV-1 por via sexual. Trata-se do Sunlenca (lenacapavir), que passa a ser utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP).
O medicamento é um antirretroviral composto por lenacapavir, um fármaco de primeira classe que atua impedindo a replicação do vírus.
O medicamento está disponível em duas formas farmacêuticas: injeção subcutânea, a cada seis meses, e comprimido oral, utilizado no início do tratamento.
Prevenção combinada
A PrEP faz parte da chamada "prevenção combinada", que inclui outras medidas como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas.
De acordo com os estudos clínicos, a eficácia do Sunlenca é de 100% na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgêneros.
O estudo também apontou 96% de eficácia em comparação com a incidência de HIV de base e 89% superior à PrEP oral diária.
Mesmo com o registro concedido pela Anvisa, o medicamento ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
A disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.































Comentários