Aulas nas escolas estaduais gaúchas começam no dia 23 de fevereiro
- Saimon Ferreira

- 25 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Recesso escolar está marcado para 19 a 30 de julho. Aulas terminam em 22 de dezembro

As aulas do ano letivo de 2023 da rede estadual de ensino serão iniciadas no dia 23 de fevereiro, conforme portaria nº 281/2022, publicada no Diário Oficial do Estado.
Já o recesso escolar do meio do ano está marcado para período de 19 a 30 de julho, com reinício das atividades em 31 de julho e encerramento em 22 de dezembro.
No decorrer do ano, serão realizadas avaliações diagnósticas e formativas, bem como uma nova edição das provas do Sistema de Avaliação Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).
Antes do retorno dos estudantes às escolas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizará os chamados “Estudos de Recuperação”, com foco na recuperação de aprendizagens, combate à evasão escolar e fortalecimento da permanência do aluno em sala de aula. A iniciativa estava prevista para 6 a 10 de fevereiro, mas acabou adiada para 8 a 17.
O foco são os alunos que apresentaram em 2022 um resultado inferior à média anual ou frequência menor que 75%.
“Trata-se de uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens que necessita, possibilitando assim a sua aprovação, caso atinja os índices exigidos”, explica o governo gaúcho.
Novo Ensino Médio
O ano letivo de 2023 marcará mais uma fase na implantação do novo modelo de Ensino Médio na rede estadual: pela primeira vez, os estudantes do 2º Ano passarão a ter aulas sobre conteúdos que compõem as Trilhas de Aprofundamento Curricular, dos Itinerários Formativos, como parte da flexibilização do currículo.
Esse sistema começou a ser implantado em 2022 com estudantes do 1º Ano, alcançando mais de 100 mil adolescentes matriculados em 1.100 escolas que ofertam tal etapa diferenciada.
O novo modelo de Ensino Médio é resultado de uma proposta nacional de renovação de oferta de educação e tem por objetivo aproximar a escola da realidade do aluno, em meio a novas e complexas demandas dos dias atuais.
A ideia é incentivar o protagonismo do estudante e a sua permanência na escola por meio de conteúdos mais atraentes e sintonizados com suas vivências.






























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