top of page

Bebidas alcoólicas nos estádios: secretário do RS admite retomar debate após projeto aprovado em Porto Alegre

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Gaúcho da Geral trabalha para unificar as "diversas visões" sobre o tema e avançar com a proposta na Assembleia

Fonte: 9parusnikov / stock.adobe.com
Fonte: 9parusnikov / stock.adobe.com

Aprovado pela Câmara de Porto Alegre nesta quarta-feira (19), o projeto que autoriza a venda de bebidas alcoólicas em estádios da Capital não tem efeito prático mesmo se for sancionada. Isso porque a legislação do Estado, que proíbe a comercialização, se sobrepõe à lei do município. Mas, no que depender do secretário do Esporte do Rio Grande do Sul, Gaúcho da Geral (nome de guerra de Juliano Francziak), a lei autorizada pelos vereadores reacende o debate no âmbito estadual.


À coluna, o secretário lembrou que a aprovação da lei não muda em nada as regras que estão em vigor nos estádios, como Arena do Grêmio e Beira-Rio, mas afirma que esta é uma "ótima oportunidade" para voltar a discutir o assunto. Gaúcho da Geral reforça que São Paulo está liberando a venda de bebidas nos estádios, fazendo com que o Rio Grande do Sul seja o único Estado em que a comercialização é proibida.


— Nunca parei de debater esse assunto internamente. Estamos discutindo com o governo. Estamos trabalhando pra compatibilizar as diversas visões sobre o tema e poder avançar com o projeto na Assembleia, resguardando a questão da segurança, do consumo responsável e da sustentabilidade dos clubes — destaca Gaúcho da Geral.

Já existe um projeto, protocolado pelo próprio secretário quando ainda exercia o mandato de deputado, que autoriza a comercialização de bebidas com teor alcoólico de até 14% nos estádios. O texto está parado na Assembleia. Mesmo assim, a discussão legislativa sobre o tema não deve acontecer antes de 2026. Os deputados entram em recesso em 22 de dezembro.


Gaúcho da Geral, recém-eleito vice-presidente do Grêmio na chapa do novo presidente Odorico Roman, é defensor da medida por possibilitar aumento da arrecadação aos clubes, especialmente aos do Interior.



 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page