Bilionário quer tentar, outra vez, visitar o Titanic em um submarino
- Saimon Ferreira

- 31 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Titan, o submersível cuja expedição pretendia visitar os escombros do navio Titanic, desapareceu no dia 18 de junho de 2023
Mais um bilionário está planejando fazer uma visita aos destroços do Titanic em um submarino. Larry Connor, um investidor imobiliário norte-americano, acredita que pode realizar o feito mesmo após a tragédia ocorrida em junho do ano passado, quando cinco pessoas morreram na implosão do submarino Titan, construído pela empresa OceanGate.
"Quero mostrar às pessoas de todo o mundo que, embora o oceano seja extremamente poderoso, ele pode ser maravilhoso e agradável e realmente mudar vidas se você fizer isso da maneira certa”, afirma Connor ao The Wall Street Journal.
Larry Connor se mostra confiante de que, dessa vez, a viagem ao fundo do mar vai dar certo. Ele conta que o projeto está sendo planejado em parceria com Patrick Lahey, um dos operadores de submersíveis mais experientes do mundo e cofundador e executivo-chefe da Triton Submarines.
Segundo Connor, Lahey tem planejado a experiência há mais de uma década, mas ainda não existiam os recursos tecnológicos e materiais necessários. “Você não poderia ter construído este submarino há cinco anos”, considera o bilionário.
O novo submarino que deve enfrentar a empreitada é o Triton 4000/2 Abyssal Explorer, avaliado em US$ 20 milhões (cerca de R$ 100 milhões, conversão atual). Os 4.000 referem-se à profundidade a que supostamente pode mergulhar em metros – apenas cerca de 200 metros a mais do que onde os destroços do Titanic estão, a 3.800 metros.
Com relação à tentativa frustrada da OceanGate de chegar até o Titanic, Larry Connor considera que o Titan foi apenas “uma engenhoca”.
Filme
Um filme baseado na tragédia do submarino Titan, da OceanGate Expeditions, está em produção, afirma o portal Deadline. O longa, da produtora MindRiot Entertainment, mostrará períodos antes, durante e depois da tragédia que levou cinco vidas.
Titan, o submersível cuja expedição pretendia visitar os escombros do navio Titanic, desapareceu no dia 18 de junho de 2023. Foram cinco dias de buscas pelos passageiros, que incluíam o CEO da OceanGate, Stockton Rush.
“A Tragédia do Titan é mais um exemplo de um sistema mal informado. Neste caso, o [sistema é] nosso ciclo de mídia ininterrupto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que condena e arruina a vida de tantas pessoas sem qualquer processo devido”, afirmou um dos cineastas, Jonathan Keasey, ao Deadline.
































Comentários