Brigada Militar completa 188 anos com entrega de viaturas
- Saimon Ferreira

- 18 de nov.
- 2 min de leitura
Aniversário da instituição foi celebrado na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre

A Brigada Militar completou 188 anos de fundação nesta terça-feira. O aniversário da instituição foi celebrado em solenidade na Academia de Polícia Militar, no bairro Partenon, em Porto Alegre, onde também houve a entrega de viaturas por parte do governo do Estado. Os veículos, todos semi-blindados, serão distribuídos entre mais de 180 municípios gaúchos.
Em seu pronunciamento, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, destacou o vanguardismo da corporação em ações aéreas. Também destacou que a instituição foi pioneira em incorporar profissionais mulheres no policiamento. “O futuro da BM não se constrói por acaso, se ergue sobre os ombros dos homens e mulheres de suas fileiras. O valor humano da tropa é o maior patrimônio. Por isso, fomos pioneiros em aviação e no policiamento feminino. Se o crime se organiza, nós nos reorganizamos ainda mais”, disse.
No evento, foram entregues 330 viaturas, que serão divididas entre BM, Corpo de Bombeiros e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Outras 31 viaturas serão entregues nos próximos dias. De acordo com secretário da Segurança Pública (SSP), Mario Ikeda, também foram adquiridos helicópteros, que serão entregues nos próximos anos.
“O governo alcançou significativos avanços a corporação, com investimento em fardas, viaturas, armamento, entre outros. Nos próximos anos vamos entregar mais cinco helicópteros, que já adquirirmos. Também vamos chegar ao final de 2026 com mais efetivo e com um RS mais seguro”, afirmou Ikeda.
Conforme o governador Eduardo Leite, em sete anos, foram investidos mais de R$ 2 bilhões em Segurança Pública. O chefe do Executivo Estadual adicionou que valor similar foi investido no sistema prisional, também no mesmo período.
“Uma instituição é feita por homens e mulheres que a compõe e pelo tempo. Isso forma uma cultura institucional e dá credibilidade, como ocorre na BM. A função primeira do Estado é garantir segurança. Isso porque, sem segurança, não há espaço para desenvolvimento econômico, saúde e educação. Nestes últimos sete anos, temos feito nossa parte com investimentos que protegem nossa segurança. Somando as pastas da Segurança Pública e de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), foram cerca de R$ 4 bilhões investidos. Isso não tem paralelos com a história recente do RS”, concluiu Leite.






























Comentários