top of page

Chuva contribui para dissipar a fumaça e melhorar a qualidade do ar em diversas regiões do RS

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 27 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Serviço de Monitoramento Atmosférico da União Europeia indica atmosfera limpa de vestígios da queimada até o início da próxima semana

Foto: Serviço de Monitoramento Atmosférico/União Europeia / Reprodução

A chuvarada dos últimos dias dissipou a fumaça dos incêndios florestais que circulava na atmosfera do Rio Grande do Sul, mostra o Serviço de Monitoramento Atmosférico da União Europeia nesta sexta-feira (27). Como resultado, a agência suíça IQAir aponta melhora na qualidade do ar em diversas regiões do Estado.


Cidade gaúcha com o pior índice no IQAir segunda-feira (23), Caxias do Sul tem o ar classificado como "bom" nesta sexta-feira. O município da Serra apresentou índice de 41 por volta das 11h09min, 117 pontos a menos que o início da semana (158), quando a concentração de material particulado fino chegou 12,8 vezes acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


No mesmo horário, a melhora também foi registrada em Porto Alegre, onde o volume de chuva nas últimas 96 horas foi de 112,38 milímetros, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Classificado como "moderado", o ar da Capital recebeu índice de 63 no IQAir, redução de 39 pontos na comparação com terça-feira (24). Atualmente, a concentração de material particulado fino na atmosfera de Porto Alegre está 3,1 vezes acima do nível estabelecido pela OMS.  


A melhora está atrelada à chuvarada que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul nos últimos dias, especialmente áreas da Metade Sul como Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul. Pelotas, por exemplo, tem qualidade do ar moderada nesta sexta-feira.


O Serviço de Monitoramento Atmosférico da União Europeia mostra a atmosfera do Rio Grande Sul limpa após os temporais desta semana. A fumaça dos incêndios que atingem o Brasil e países vizinhos se dissipou na quinta-feira (26), mas deve retornar ao Estado a partir de segunda-feira (30).


Fonte: GZH

 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page