Ciclone extratropical deixa o RS em alerta: chuva intensa, granizo e ventos fortes chegam ao Estado
- Saimon Ferreira

- há 11 horas
- 1 min de leitura
Para Santiago o acumulado previsto ultrapassa os 90mm, entre esta segunda e terça-feira

O início da semana será marcado por forte instabilidade provocada pela formação de um ciclone extratropical, que avança sobre o Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (8).
A atuação desse sistema vai provocar chuvas volumosas (até 50 mm/dia, conforme alertas do Inmet), rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e risco de queda de granizo nas diversas regiões do estado.
Para a cidade de Santiago, a previsão indica acumulados de chuva superiores a 90 mm entre hoje e amanhã, o que pode reforçar os riscos de alagamentos e enxurradas.
Além da chuva, o alerta engloba ventos intensos, com potencial para danos estruturais, queda de árvores e problemas no fornecimento de energia.
A instabilidade deve se manter ao longo da semana, com o ciclone se deslocando para o oceano, mas mantendo o tempo fechado e o risco de temporais em todo o estado.
A recomendação é ficar atento aos alertas da Defesa Civil, evitar áreas de risco, como margens de rios ou regiões baixas, e garantir que portas e janelas estejam bem fechadas em caso de ventos fortes ou granizo.






























Comentários