Ciclone extratropical trará tempestades, ventos de 90 km/h e granizo ao RS no fim de semana
- Saimon Ferreira

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Previsão indica que as tempestades mais severas devem ocorrer na sexta-feira (9), com maior risco para as regiões Centro e Oeste; em Santiago o acumulado previsto é de quase 40 mm em poucas horas

A formação de um ciclone extratropical no Uruguai vai provocar tempestades com chuva forte, rajadas de vento e granizo no Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira (9) e o sábado (10). O alerta foi emitido pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual.
Na sexta-feira (9), o aprofundamento de uma área de baixa pressão favorece a ocorrência de tempestades severas, principalmente durante a tarde. O risco é maior para as regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem superar 100 mm em seis horas e as rajadas de vento podem passar de 90 km/h. Há também previsão de granizo isolado em praticamente todo o estado.
Em Santiago, a previsão é de chuva forte com risco para temporais à tarde e à noite, com mais de 39mm previstos de acumulado.
Na Serra, o tempo fica fechado, com chuva de moderada a forte e possibilidade de temporais. Segundo a Climatempo Meteorologia, o dia será marcado por calor e sensação de abafamento na maior parte do RS.
No sábado (10), o ciclone se intensifica e avança para o oceano, mas mantém as instabilidades sobre o estado. A previsão é de temporais generalizados, com raios, granizo e ventos intensos que podem atingir 70 km/h em quase todo o território gaúcho, com exceção do Extremo Oeste. O calor e a sensação de abafamento persistem.
O tempo instável continua no domingo (12), mas os temporais devem se concentrar na faixa norte, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Litoral Médio e na Costa Doce. Nas demais áreas, a chuva perde intensidade e o tempo fica estável no Oeste. As temperaturas podem ter queda no Sul e na Serra. Com informações de G1 RS.
CONFIRA A PREVISÃO PARA SANTIAGO
































Comentários