Cidades do Norte e Serra do RS amanhecem cobertas por geada
Apesar de ser primavera, termômetros registraram temperaturas próximas de zero nesta quarta-feira (2)
A primavera começou há 40 dias com a promessa de dias com temperaturas mais quentes, que vinha sendo cumprida até o começo desta semana no Rio Grande do Sul.
A virada no tempo foi tão grande que os termômetros apontaram números perto de zero e cidades foram cobertas por geada, nesta terça-feira (2). Foi o que aconteceu em Lagoa Vermelha, no Norte do estado, e em São José dos Ausentes, na Serra.
Por lá, o engenheiro agrônomo Juliano Sutil Gorchevski encontrou o gramado do pomar de mirtilos onde trabalha coberto por uma camada de gelo (veja as fotos).
A temperatura mínima na cidade foi de 3,7ºC. Já a máxima prevista deve ser de 17ºC. Em São José dos Ausentes, a mínima foi ainda mais baixa: 0,7ºC.
De acordo com a Climatempo, a previsão do tempo para esta quarta era justamente de geada para os municípios no Norte e Serra do Rio Grande do Sul. Os meteorologistas chamam o fenômeno de "geada tardia".
"O frio aconteceu por conta de uma massa de ar polar que se movimenta do Sul do continente para a região Norte e está passando pelo Rio Grande do Sul. O pico do frio já passou e deve haver estabilidade até o final da semana", disse a Climatempo.
Além disso, os meteorologistas contam que não é anormal o registro de temperaturas mais baixas neste período do ano, ainda que a estação seja a primavera e o calor é que tenha predominado nos últimos dias.
A tendência era de que novembro começasse frio, com temperaturas negativas entre madrugada e manhã em algumas áreas e máximas mais baixas ao longo dos dias. O frio deve predominar até o fim desta semana.
Previsão do tempo para quinta (3)
Amanhecer frio e com possibilidade de geada nas áreas de Serra. Deve fazer frio em todas as regiões, mas sem chuva. O dia deve ser de sol, com tempo aberto.
Comentarios