Corsan instala pontos de controle de qualidade da água em Santiago
- Saimon Ferreira

- 16 de set.
- 2 min de leitura
Equipamentos permitirão acesso em tempo real aos parâmetros de potabilidade a partir de 2026

A Corsan entregou, na tarde de quinta-feira (11), dois equipamentos que permitem o monitoramento em tempo real da qualidade da água em Santiago. Os PCQs – Pontos de Controle de Qualidade – foram instalados na Praça dos Brinquedos, em frente à Casa do Papai Noel, e na Rua Alceu Duarte de Carvalho, no canteiro central, em frente a um posto de combustível.
As estruturas permitirão que a população acompanhe os parâmetros de potabilidade da água distribuída pela Companhia por meio de QR Code. O sistema está em fase de desenvolvimento e tem previsão de entrar em operação em 2026.
Segundo o coordenador de relações institucionais da Corsan, Ary Figueiredo, a ação busca qualificar o serviço e garantir transparência.

“Hoje entregamos mais do que um ponto de controle de qualidade, é a entrega de um compromisso diário, com excelência no atendimento à população”, destacou.
A iniciativa faz parte de um programa que prevê a implantação de 460 pontos de controle em locais estratégicos no Rio Grande do Sul, ampliando o acesso da comunidade às informações sobre a água que consome.
A vice-prefeita de Santiago, Mara Rebelo, ressaltou a relevância do investimento. “Este é um compromisso da Corsan com a prefeitura, reforçando a relação de transparência e comprometimento em entregar água de qualidade a toda a cidade”, afirmou.
Além dos novos equipamentos, a Corsan realiza mais de 500 coletas diárias em diversos pontos do sistema de abastecimento, desde a água bruta captada no rio até a tratada, pronta para distribuição. As análises, que seguem as exigências da Portaria GM/MS nº 888, monitoram mais de 170 parâmetros de potabilidade e são feitas de hora em hora para garantir a segurança do consumo.






























Comentários