top of page

DetranRS e Sefaz alertam para sites falsos de pagamento do IPVA

Os golpistas têm utilizado links falsos, guias e códigos Pix fake, que direcionam o pagamento para pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas

Os canais de atendimento do DetranRS têm recebido relatos sobre a presença de sites fraudulentos relacionados ao pagamento do IPVA 2024. A Autarquia, em colaboração com a Procergs e a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz RS), está trabalhando para desativar essas páginas, mas é crucial estar alerta para evitar golpes ao realizar o pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento. Golpistas têm utilizado links falsos, guias e até códigos Pix falsos, redirecionando os pagamentos para contas de pessoas físicas ou jurídicas não autorizadas.


É fundamental estar vigilante contra endereços falsos e fraudes online. Para verificar o valor e gerar o QR Code, recomendamos o uso do aplicativo IPVA RS ou a visita ao site oficial: www.ipva.rs.gov.br. Além disso, é possível acessar a Central de Serviços do DetranRS em www.detran.rs.gov.br. Salientamos que o Governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA, e os sites autênticos do governo e da geração do QR Code para pagamentos Pix estão no domínio rs.gov.br/.


Antes de efetuar o pagamento, é crucial verificar se as informações do destinatário estão corretas. Estas são as informações corretas:


Para o PIX do pagamento do IPVA:


  • Nome: Ipva Sefaz/Rs

  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

  • Instituição: Banco do Estado do RS S.A

  • Endereço: AV MAUÁ, 1155 – CENTRO HISTÓRICO – PORTO ALEGRE – RS – 90030080

  • Bco do Estado do Rs S.A.

Mais informações estão disponíveis no site da Receita Estadual.


Para multas de infrações de trânsito e taxas do DetranRS:


  • Multas de Trânsito: "DetranMultas - Gad-m" e CNPJ 01.935.819/00001-03

  • Taxas: "Gad/e - Taxas Detran" e CNPJ 01.935.819/00001-03

Instruções de pagamento:O proprietário deve apresentar o código Renavam e a placa do veículo nos bancos credenciados ou para a geração do QR Code. O pagamento do IPVA pode ser realizado junto com a taxa de licenciamento e multas de trânsito.


Locais de pagamento:Os locais incluem Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de Pix está disponível em mais de 760 instituições. Recomenda-se observar os horários de funcionamento da instituição financeira escolhida para não perder os prazos de pagamento.


Consultas e dúvidas:A Sefaz disponibiliza um site específico sobre o imposto em www.ipva.rs.gov.br, onde é possível verificar informações detalhadas sobre veículos, multas e pendências. Além do site, o aplicativo do IPVA RS pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play. O DetranRS também oferece consulta de débitos e geração de código para pagamento via Pix em seu site.


Para questões relacionadas a veículos, licenciamentos e multas de trânsito, entre em contato diretamente com o Detran e CRVA’s. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas por meio do canal “Dúvidas Frequentes” ou pelo “Plantão Fiscal Virtual”, disponível no site da Receita Estadual.


A Receita Estadual e o DetranRS compartilham a mesma base de dados para o cadastramento de cidadãos que desejam receber informações sobre o tributo por e-mail e celular. O cadastro pode ser feito no site do DetranRS, na Central de Serviços, autorizando o envio de mensagens por e-mail e SMS. O cadastramento de e-mails também está disponível nos sites do IPVA e da Receita Estadual.


Se você foi vítima de um golpe virtual, registre uma ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br para que as medidas legais possam ser adotadas pela Polícia Civil.


SAIBA MAIS:


  • Quem paga o IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2005, exceto os isentos por lei.

  • Como pagar? O pagamento é efetuado mediante a apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), permitindo também o pagamento da taxa de licenciamento e multas de trânsito.

  • Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code? No aplicativo do IPVA RS disponível na App Store ou Google Play ou no site: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva. Mantenha-se atento a golpes, verificando cuidadosamente as informações do destinatário antes de efetuar o pagamento.

  • Onde pagar? Nos locais mencionados, como Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de Pix está disponível em mais de 760 instituições.

Texto: Rafael Menezes - Bei


0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page