Educadora de Santiago representa o município em Congresso Brasileiro de Psicopedagogia
- Saimon Ferreira
- 17 de jul.
- 1 min de leitura
Thanize Dethetis compartilhou práticas da Rede Municipal de Ensino e mediou apresentações de pesquisas durante o evento nacional realizado em São Paulo

A educadora santiaguense Thanize Dethetis de Lima participou entre os dias 10 e 12 de julho do XIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e do VII Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp, realizados na UNIP, em São Paulo.
Com o tema “Psicopedagogia: Aprendizagem frente às mudanças do mundo”, o evento reuniu especialistas e profissionais da área para rodas de conversa, mesas redondas, conferências e minicursos voltados às práticas e desafios da psicopedagogia contemporânea.
Durante o Congresso, Thanize representou o Serviço de Atendimento Educacional Especializado Integrado (SAEI) Girassol, vinculado à Rede Municipal de Educação de Santiago, com a apresentação oral do trabalho “Psicopedagogia Institucional: Fazeres e refazeres na Rede Municipal de Educação - Santiago/RS”.
Na ocasião, também realizou a entrega da obra do professor e escritor santiaguense Ronaldo Prestes e do livro Santiago - Cidade da Gente, organizado por docentes municipais.
Além da apresentação principal, a educadora também atuou como mediadora durante a exposição da pesquisa “Psicopedagogia escolar: Mapeamento de 2023 dos municípios na Região da PREDUC-SM/RS”, realizada pelo Grupo de Estudos de Psicopedagogos Institucional Escolar da PREDUC-SM, do qual faz parte desde 2023. Thanize também contribuiu como coautora em outro estudo apresentado no evento.
O congresso contou com a presença de diversos estudiosos e trouxe debates sobre temas relevantes, como jogos psicopedagógicos, ensino da matemática, adaptações para estudantes com TDAH, dislexia, intervenções escolares e a interface entre neurociência e aprendizagem.
Comentários