Exportação de arroz registra queda
- Saimon Ferreira

- 21 de mar.
- 2 min de leitura
Faturamento com o embarque do cereal teve retração de 36,8% na comparação entre fevereiro de 2025 e o mesmo período do ano passado

Relatório divulgado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) aponta que a exportação de arroz sofreu queda em fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O volume exportado no último mês, de 62,5 mil toneladas (arroz em casca), caiu 43,6% na comparação com fevereiro de 2024, quando os embarques totalizaram 110,8 mil toneladas. Também houve queda na receita, de 36,8%. Em fevereiro de 2025, as exportações movimentaram 21,6 milhões de dólares, contra 34,3 milhões em fevereiro de 2024.
Os envios de arroz beneficiado ao exterior somaram 22,5 mil toneladas em fevereiro de 2025, com receita correspondente a 11,4 milhões de dólares. Em volume, o recuo foi de 68,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em receita, houve queda de 54%.
Os principais destinos das exportações de arroz beneficiado em fevereiro foram Peru, Cuba, Cabo Verde, Arábia Saudita, Uruguai, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Panamá, São Tomé e Príncipe, e Curaçao. Em termos de valor, destaque para o Peru, para onde foram embarcadas cerca de 10,6 mil toneladas do cereal, ao preço de 5,3 milhões de dólares.
“A nova safra começou a ser colhida no final de fevereiro e início de março. Por isso, ainda não havia muita disponibilidade do produto no mês passado, levando em conta que a safra do ano anterior foi menor. Esse foi o principal motivo para a queda nas exportações brasileiras”, avalia o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan.
O relatório da Abiarroz é produzido a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).






























Comentários