Frente fria e ciclone trazem temporais e chuva intensa ao RS; confira previsão
- Saimon Ferreira

- 2 de set.
- 2 min de leitura
Em Santiago, a mínima prevista para o final de semana é de 3ºC sendo que o maior acumulado de chuva (60mm) ocorrerá na próxima segunda (08/09), segundo a MetSul Meteorologia

O Rio Grande do Sul enfrenta uma sequência de dias chuvosos, e a tendência é de que o cenário se agrave a partir desta terça-feira (2). A chegada de uma frente fria, aliada à atuação de um ciclone extratropical com deslocamento lento, deve intensificar as precipitações e provocar temporais em várias partes do estado, segundo a Climatempo Meteorologia.
As áreas mais afetadas estão concentradas entre o Centro e o Sul gaúcho, onde a instabilidade se mantém ao longo da terça-feira, com possibilidade de chuva em diferentes períodos.
Já no Norte, o tempo permanece mais firme, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva. Em Santiago, o dia será marcado por céu encoberto, porém, sem previsão de chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem aviso de perigo de tempestade para todo o estado.

A previsão indica que o tempo instável deve continuar até pelo menos o dia 10 de setembro. Apesar de possíveis intervalos de melhora, a tendência é de continuidade das chuvas, especialmente nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. Nessas áreas, os acumulados podem ultrapassar os 200 mm.
Conforme a Climatempo, além da chuva volumosa, há alerta para a ocorrência de granizo, principalmente nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Já nas Missões, na Região Metropolitana e em parte da região Central, a chuva deve ocorrer em forma de pancadas, com intensidade variando entre moderada e forte.
No fim de agosto, diversas cidades gaúchas já enfrentaram acumulados expressivos. Seguindo os dados do CEMADEN, entre os destaques estão:
Canguçu (234 mm);
Porto Alegre (212 mm);
Santa Maria (199 mm);
Viamão (351 mm);
Taquari (330 mm);
Cachoeira do Sul (299 mm).
CONFIRA A PREVISÃO PARA SANTIAGO































Comentários