General Carlos Alberto Vaz recebe homenagem do deputado Cadó
- Saimon Ferreira

- há 12 horas
- 3 min de leitura
A homenagem é o instrumento legislativo formal usado por parlamentares para reconhecer, elogiar e homenagear publicamente pessoas ou instituições que se destacam por ações positivas, méritos ou contribuições para a comunidade

O Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada “Brigada José Luiz Menna Barreto”, General Carlos Alberto Moutinho Vaz, recebeu nesta sexta (12), em Santiago, a cópia do requerimento de Voto Congratulatório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A homenagem direcionada pelo deputado Tiago Cadó (PDT) é o instrumento legislativo formal usado por parlamentares para reconhecer, elogiar e homenagear publicamente pessoas ou instituições que se destacam por ações positivas, méritos ou contribuições para a comunidade.
"O general que neste final de ano despede do comando merece o reconhecimento aos relevantes serviços que prestou às regiões Centro Oeste e Fronteira do Rio Grande do Sul durante sua longa e singular trajetória como oficial do Exército Brasileiro. Aliás, é nosso dever como parlamentar exaltar os bons exemplos e as instituições que constroem com a ordem e o desenvolvimento social das comunidades", destacou Cadó.
Trajetória
Carlos Alberto Moutinho Vaz, Oficial do Exército Brasileiro, casado com a senhora Claudia Vieira de Rezende, nasceu em 18 de junho de 1974, na cidade de Porto Alegre. Filho do Coronel Pascoal Bernardino Rosa Vaz e Helena Moutinho Rosa Vaz, incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP.
Foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria em 2 de dezembro de 1995, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, da EsAO, em 2003; o Curso de Comando e Estado-Maior, da ECEME, em 2011; e o Curso Internacional de Estudos Estratégicos, também da ECEME, em 2021. Realizou ainda os estágios de Preparação para Missões de Paz e de Negociação em Operações de Paz, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil; os estágios Técnico e Tático de Blindados, do Centro de Instrução de Blindados; o Curso de Coordenação Pedagógica, do Centro de Estudos de Pessoal; e o Curso Superior de Defesa, da Escola Superior de Guerra.
No exterior, realizou o Estágio de Comandante de Subunidade Blindada, no Exército da Espanha; e o Curso de Observador Militar da ONU, no Exército do Canadá. Concluiu, ainda, o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; o curso de extensão em Política Internacional, na Universidade de Nova York; e o MBA Executivo em Administração, na Fundação Getúlio Vargas.
Desempenhou as funções de instrutor da AMAN, da EsAO e da ECEME. Exerceu também as funções de Observador Militar, na Missão das Nações Unidas no Sudão; e de Oficial de Planejamento, no Departamento de Operações de Paz, na sede das Nações Unidas em Nova York. Comandou o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em São Miguel do Oeste-SC; e o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, no Rio de Janeiro-RJ.
Foi condecorado com as medalhas da Ordem do Mérito Militar a da Ordem do Mérito da Defesa; a Medalha Militar de Ouro; a Medalha Marechal Hermes de Prata com uma Coroa; e a Medalha do Pacificador. Foi condecorado também com a Medalha 18 de Maio de 1811, da República Oriental do Uruguai; a Medalha de Honra ao Mérito Acadêmico, da República do Paraguai, e a Medalha da Defesa Nacional, da República Francesa.
No comando supracitado de 15 de agosto de 2024 a 15 de dezembro de 2025, foi promovido ao posto atual em 31 de julho do corrente ano. Antes, foi Subchefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, sediado na guarnição do Rio de Janeiro-RJ.






























Comentários