Governador anuncia novos comandantes da Brigada Militar e dos Bombeiros do RS
- há 9 horas
- 3 min de leitura
Eduardo Leite exaltou legado dos coronéis Cláudio Feoli e Julimar Fortes, que seguem para a reserva

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira, mudanças no comando das forças de segurança do Estado. Assumem o comando-geral da Brigada Militar o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul o coronel Ricardo Mattei Santos. Os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli e coronel Julimar Fortes, vão para a reserva após completarem o tempo máximo de 35 anos de serviço ativo.
Com a nomeação do coronel Luigi para o comando-geral da Brigada Militar, a Chefia do Estado-Maior da corporação passa a ser exercida pelo coronel Álvaro Martinelli, que até então estava à frente do Comando de Policiamento de Choque (CPChq).
Na tarde desta quinta-feira, os oficiais que deixam os cargos e os que assumem as novas funções foram recebidos pelo governador no Palácio Piratini, acompanhados do secretário da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda. O encontro antecedeu a reunião mensal de avaliação de indicadores da Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), vinculada ao programa RS Seguro.
Ao agradecer aos comandantes que se despedem das funções, Eduardo Leite destacou o legado deixado pelas atuais gestões. “Agradeço profundamente ao coronel Feoli e ao coronel Julimar por uma vida inteira dedicada ao compromisso de servir e proteger a sociedade gaúcha. Desejo sucesso aos novos comandantes, com a certeza de que darão continuidade ao trabalho de excelência que promoveu, nos últimos anos, uma verdadeira transformação na segurança pública do Rio Grande do Sul, hoje reconhecida nacionalmente como exemplo de gestão e resultados”, afirmou.
Coronel Luigi Gustavo Soares Pereira – BM
Ingressou na Brigada Militar em 1993, após formação no Colégio Tiradentes (1990-1992), e é bacharel em Ciências Militares – Defesa Social pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, além de bacharel em Direito. Possui pós-graduação em Administração Policial Militar e em Políticas de Gestão em Segurança Pública, além de diversos cursos nacionais e internacionais, incluindo o LEEDS – Law Enforcement Executive Development, na FBI National Academy (Quantico/EUA).
Ao longo da carreira, atuou no 12º BPM, em Caxias do Sul, integrou as Patrulhas Especiais e o Esquadrão Antibombas (Gate/RS) do BOE, foi coordenador-geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública (2007-2014) e diretor substituto da Força Nacional. Também chefiou a Agência Central de Inteligência (PM2) da BM, dirigiu o Departamento de Ensino da corporação (2022-2023) e, mais recentemente, exercia a função de chefe do Estado-Maior da Brigada Militar (2023-2025).
Coronel Ricardo Mattei Santos – CBMRS
Ingressou na corporação no Curso de Formação de Oficiais (1998-2000) da BM, antes do CBMRS se tornar uma instituição autônoma, e possui especialização para Bombeiro Oficial. Ao longo da trajetória, realizou cursos de destaque nas áreas de salvamento, busca e resgate, mergulho autônomo, gestão em segurança pública e defesa civil, além de formação como piloto de aeronave de segurança pública (avião e helicóptero).
Entre as funções exercidas, comandou o Pelotão de Operações Especiais do 20º BPM, atuou como piloto no Batalhão de Aviação da BM (2006-2014), foi chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil do Estado, comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, do Batalhão Especial de Busca e Salvamento e do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar – Metropolitano. Em 2025, exercia o cargo de subcomandante-geral do CBMRS antes de ser anunciado como novo comandante-geral da corporação.































Comentários