Governo alerta contra tentativa de golpe que envolve site falso de concurso; saiba mais
Página falsa do Concurso Público Nacional Unificado pede dados pessoais e pagamento via Pix; edital ainda não foi publicado
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos fez um alerta contra um falso site que se passa como página de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado. Segundo a pasta, a página pede informações pessoais do candidato e, após o preenchimento, o pagamento via Pix de R$ 107,82. No entanto, trata-se de mais uma tentativa de golpe.
De acordo com o ministério, a divulgação do edital do concurso está prevista para o dia 20 de dezembro. "Somente após o edital publicado, as inscrições para o Concurso Nacional estarão abertas", ressalta. Quem recebeu o link falso pode informar a pasta pelo email concursonacional@gestao.gov.br.
Concurso unificado
O concurso deve selecionar, de uma só vez, funcionários para diversos órgãos do governo federal. Em setembro, ele já contava com 6.590 vagas em 20 entidades e setores. As provas, previstas para março de 2024, devem ser realizadas em duas etapas.
Confira alguns órgãos que já aderiram ao processo unificado:
• Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com a seleção de 502 funcionários;
• Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), com a abertura de 742 vagas;
• Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), com 520;
• MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e transversais, com 1.480 oportunidades;
• MS (Ministério da Saúde), com 220 postos de trabalho;
• MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com 900.
O concurso nacional foi regulamentado pelo decreto 11.722/2023, que prevê a seleção conjunta de candidatos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, por meio da aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
Comments