Governo inicia reconstrução da ERS-348 com investimento de R$ 229,45 milhões
- Saimon Ferreira

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Obras entre Agudo, Dona Francisca e São João do Polêsine incluem pavimentação, construção de viadutos e duas novas pontes; intervenções integram o Plano Rio Grande e devem ser concluídas até 2026

O governo do Rio Grande do Sul deu início à reconstrução da ERS-348, importante rodovia localizada na região Central do estado. Por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), estão sendo investidos R$ 229,45 milhões na recuperação de quatro lotes — dois trechos da estrada e duas pontes.
As obras fazem parte do Plano Rio Grande, programa estadual criado para reconstruir as regiões afetadas pelas enchentes de 2024 e fortalecer a infraestrutura gaúcha. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o plano já soma mais de R$ 3 bilhões em investimentos viários, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Na última quinta-feira (1º/10), as máquinas começaram a atuar no trecho entre São João do Polêsine e Dona Francisca, onde serão reconstruídos 10 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 33,2 milhões. A previsão de entrega é para 2026. A obra teve seu início autorizado durante a Expointer deste ano.
O Daer também atendeu a uma demanda da população local, que apresentou um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas, e incluiu dois viadutos no projeto, aumentando a segurança e eficiência da via.
Outro trecho da ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca, com 13 quilômetros de extensão, também será reconstruído. Considerado o mais danificado pelas enchentes, o segmento receberá R$ 169,76 milhões e está em fase de elaboração de projeto básico. Segundo o Daer, o nível de destruição exigirá estudos técnicos mais aprofundados, especialmente em questões hidrológicas.
Além disso, a recuperação inclui a construção de duas novas pontes, com um total de R$ 26,5 milhões em investimentos:
A ponte sobre o Arroio Guarda Mor, entre Ivorá e o acesso a Faxinal do Soturno, terá 120 metros de extensão, mão dupla e será 3,42 metros mais alta que a anterior.
Já a ponte sobre o Rio Soturno, em Faxinal do Soturno, terá 160 metros de extensão, mão dupla e será 2,38 metros mais alta que a anterior.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, reforça a importância da obra: “Antes, a ERS-348 já era uma ligação regional essencial. Agora, com esses investimentos, a rodovia volta ainda mais preparada para o futuro e resistente às intempéries”, afirmou.
Para o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o foco é garantir segurança e durabilidade: “Estamos cumprindo todas as exigências técnicas e legais para entregar uma rodovia segura e resiliente à população”, pontuou.































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