top of page

Inmet emite dois alertas de tempestades para o RS; rajadas de vento podem chegar a 100 km/h

Expectativa é de chuva volumosa em várias regiões

Imagem: Inmet

 O domingo (7) começou com chuva em Porto Alegre, e a previsão é de instabilidade avançando pelo Estado com risco de temporais em algumas regiões.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos para tempo severo no Rio Grande do Sul.


O principal deles, um alerta laranja, vale para praticamente todo o Estado, com duração até as 12h deste domingo. Já o amarelo é válido para o Extremo Sul e destaca chance de chuva forte até as 10h de hoje.


A expectativa é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, que podem ficar entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo na maior parte das regiões do Estado. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.


Os maiores volumes de chuva no domingo serão de 80 milímetros e ocorrem em municípios da Região Metropolitana, no Vale do Rio Pardo, no Vale do Taquari, no Vale do Paranhana, na Serra e na Litoral Norte.


A Climatempo informou que a forte variabilidade do vento em altos níveis da atmosfera, somada à formação de uma baixa pressão na faixa Oeste, favorecerá o tempo instável em boa parte do Estado.


No Centro, Missões, Vales, Região Metropolitana, Serra e Norte, a condição será de muita chuva ao longo do dia, com alerta para tempestades.


Para faixa Oeste, Campanha e Sul, a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, com chuva de moderada a forte intensidade.


A virada no tempo ocorre devido a um deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica, que canaliza umidade do norte do país sobre o Estado e favorece o desenvolvimento de grandes e intensas áreas de instabilidades sobre o território gaúcho.


Conforme alerta da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, o volume de chuva pode ocasionar rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos rios e regiões ribeirinhas, além de alagamentos pontuais nos perímetros urbanos.


As regiões mais impactadas pela chuva são as Missões, a Região Central, a Região Metropolitana, os Vales e a Serra.


Alerta


Ainda no sábado (6), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu aviso preventivo diante da possibilidade de tempestade que pode atingir a Capital neste domingo, reforçando sobre a possibilidade de tempo severo e chuvas intensas (entre 40 e 60 milímetros por dia), com fortes rajadas de vento (entre 60 e 80 quilômetros por hora) e eventual queda de granizo.


Conforme a Defesa Civil municipal, essas condições podem acarretar danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e dificuldades na mobilidade urbana.


A nota informou que a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), formada por diversos órgãos municipais e estaduais, monitora as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes preparadas para prestar assistência à população caso necessário.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page