top of page

Jaguari agora é uma cidade educadora, compromisso que vai além da escola

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

A iniciativa reúne cidades de todo o mundo comprometidas com o desenvolvimento humano por meio da educação em seu sentido mais amplo

Foto: Prefeitura Municipal de Jaguari
Foto: Prefeitura Municipal de Jaguari

Jaguari deu um passo importante ao integrar oficialmente a rede mundial das Cidades Educadoras, uma iniciativa que reúne cidades de todo o mundo comprometidas com o desenvolvimento humano por meio da educação em seu sentido mais amplo.


A adesão do município à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), com sede em Barcelona, representa muito mais do que um selo ou reconhecimento institucional. Trata-se de uma escolha de gestão e de comunidade: transformar cada canto da cidade, praças, ruas, espaços culturais, postos de saúde, escolas, meios de comunicação, instituições públicas e privadas em locais de aprendizado, de cidadania e de convivência.


O projeto das Cidades Educadoras não se limita aos muros da sala de aula. Ele envolve posturas, atitudes e responsabilidades de todos os setores da sociedade: poder público, famílias, escolas, empresas, lideranças e cidadãos. É a construção coletiva de um município que educa com o exemplo, com respeito e com participação.


Ser uma cidade educadora é saber que todo lugar educa, não somente as salas de aula das escolas. Cidades Educadoras é um conjunto de medidas que deverão serem trabalhadas a partir de agora com a participação de todos. Cidades Educadoras não é feito somente pela Prefeitura, é da comunidade como um todo.


Jaguari iniciou o Projeto de Cidades Educadoras na gestão do ex-prefeito Beto Turchiello e do Vice-Prefeito Lucas Cattelan e foi consolidado agora sob a liderança do prefeito Igor Tambara e da vice-prefeita Elenice Cattelan, o processo reafirma o compromisso de Jaguari com políticas públicas integradas, que promovam o bem-estar, a inclusão, a valorização da diversidade e o fortalecimento do senso de pertencimento.


A educação, neste modelo, é vista como instrumento de transformação social e cada cidadão é convidado a ser parte ativa dessa mudança. Porque uma Cidade Educadora é feita, sobretudo, por pessoas que acreditam no poder de educar em todos os espaços da vida. Jaguari, uma cidade que ensina e transforma.


Fonte: Administração municipal de Jaguari

תגובות


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page