"Maio Amarelo" em Santiago sugere que motoristas desacelerem como forma de preservar a vida
- Saimon Ferreira

- 30 de abr.
- 2 min de leitura
A agenda inclui blitz educativas, escolinhas de trânsito voltadas para crianças das séries iniciais, bate-papos sobre trânsito seguro com alunos do ensino médio em diversas instituições educacionais e uma mateada, que irá encerrar as atividades

A Prefeitura de Santiago, através do Conselho Municipal de Trânsito, se une às iniciativas globais do movimento Maio Amarelo, que neste ano traz os temas “Desacelere, seu bem maior é a vida” e “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
O Maio Amarelo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, como parte da Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020, e se tornou um símbolo de conscientização sobre a segurança no trânsito.
O mês de maio se destaca como um período de intensificação das ações em diversos países para reduzir a violência no trânsito. A cor amarela foi escolhida por representar o estado de atenção, refletido nos sinais de trânsito, especialmente no sinal amarelo do semáforo.
De acordo com o atual Plano Global da ONU – Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, a meta é reduzir em pelo menos 50% as mortes e lesões decorrentes de acidentes de trânsito até 2030. Apesar dos esforços, os acidentes continuam a ser uma das principais causas de mortes no mundo, sendo que cada uma dessas fatalidades é evitável.
Neste contexto, o município de Santiago se une à Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, 5º RPMon e Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana para promover uma série de atividades durante o mês.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da calma no trânsito e incentivar uma reflexão sobre os comportamentos dos motoristas. As ações buscam sensibilizar todos sobre a importância da condução responsável e da redução da gravidade dos acidentes no município.
A agenda do Maio Amarelo 2025 inclui blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, escolinhas de trânsito voltadas para crianças das séries iniciais, bate-papos sobre trânsito seguro com alunos do ensino médio em diversas instituições educacionais e uma mateada, que irá encerrar as atividades.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA































Comentários