Ministério da Saúde confirma segundo caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre
- Saimon Ferreira

- 7 de out.
- 2 min de leitura
Dado foi oficializado nesta segunda-feira (6). Suspeita levantada em Santa Maria foi descartada

O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (6), o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre. A informação foi divulgada em novo boletim sobre os casos relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas no país.
Com isso, o Rio Grande do Sul passa a ter dois casos confirmados como suspeitos e outro descartado, em Santa Maria.
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, este segundo caso suspeito "é de um homem de 23 anos, que apresentou sintomas como cefaleia, náuseas, mal-estar e dor abdominal após ingestão de vinho em grande quantidade". Ele foi "avaliado na emergência Dom Vicente Scherer, da Santa Casa. Os exames laboratoriais não apresentaram alterações significativas". (leia, abaixo, a nota na íntegra)
A RBS TV procurou a Secretaria Estadual de Saúde, que informou que só irá se manifestar na terça-feira (7).
O Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol. Ao todo, o país já contabiliza 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Outras 200 ocorrências ainda estão em investigação.
O Ministério também confirmou duas mortes em São Paulo associadas à ingestão de metanol. Outros 12 óbitos seguem em investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
O primeiro caso suspeito na capital gaúcha, divulgado no último sábado (4), se trata de um homem, de 38 anos, que foi internado mas já recebeu alta hospitalar. Ele teria consumido cachaça em Porto Alegre. O paciente teve o sangue coletado, e o resultado da análise para metanol não foi divulgado até a publicação desta reportagem.
De acordo com a SMS, a "vigilância sanitária já fiscalizou o estabelecimento indicado, um mercado de Porto Alegre, e não encontrou lote suspeito nem irregularidades nos produtos disponíveis"






























Comentários