Nível do Ibirapuitã segue em elevação e ultrapassa os 12 metros em Alegrete
- Saimon Ferreira

- 29 de mai.
- 1 min de leitura
Mais de 350 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão em abrigos ou em residência de familiares

Na manhã desta quinta-feira (29/05), o nível do Rio Ibirapuitã em Alegrete atingiu 12,05 metros, ultrapassando em mais de dois metros a cota de inundação, que é de 9,70 metros. A elevação das águas resultou em inundações em diversas áreas do município.
De acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil, o número de famílias desabrigadas chegou a 45, totalizando 180 pessoas. Já o número de famílias desalojadas é de 78, o que representa 310 pessoas que precisaram deixar suas casas, mas foram acolhidas por familiares ou amigos.
Para o acolhimento das famílias desabrigadas, foram disponibilizados abrigos emergenciais nos seguintes locais: Ginásio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, Ginásio da Escola Eurípedes Brasil Milano, Ginásio da Escola Honório Lemes, Igreja Exército de Salvação e SAIA.

As ações da Defesa Civil incluem o monitoramento contínuo do nível do Rio Ibirapuitã, a retirada das famílias das áreas de risco e o encaminhamento aos abrigos previamente organizados.
A cota de atenção do rio é de 7,50 metros, enquanto a cota de alerta é de 8,50 metros. O cenário atual permanece como de inundação, conforme classificação dos desastres naturais.
A Defesa Civil de Alegrete solicita o apoio dos meios de comunicação para ampla divulgação dos números de contato para informações e pedidos de auxílio. Os telefones disponíveis são: (55) 3120-1065, (55) 99158-9544 e (55) 99956-6385.






























Comentários