PF deflagra nova fase de operação sobre drogas na Casa do Estudante da UFSM
- Saimon Ferreira

- 30 de jun
- 1 min de leitura
Operação Mente Sã mira esquema de tráfico e o uso coletivo de drogas no ambiente acadêmico da instituição

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta segunda-feira (30), mais um mandado de busca e apreensão na Casa do Estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante a terceira fase da Operação Mente Sã. A ação tem como objetivo combater o tráfico e o uso coletivo de drogas no ambiente acadêmico da instituição.
A investigação teve início em dezembro de 2023, após denúncias de que estudantes estariam utilizando áreas comuns da moradia estudantil para o consumo coletivo de entorpecentes e se organizando para a compra e venda de drogas. Na primeira fase da operação, seis mandados de busca foram cumpridos e resultaram na apreensão de celulares e substâncias ilícitas.
A segunda fase, realizada em abril deste ano, teve como alvo uma estudante da área da saúde, apontada como uma das principais responsáveis pela logística de distribuição de drogas dentro do campus.
Na nova etapa, a PF focou na administradora de um grupo de mensagens utilizado por universitários para a solicitação e comercialização de entorpecentes. O grupo, que chegou a ter mais de 200 participantes, foi identificado a partir da análise de materiais apreendidos nas fases anteriores. Durante a ação desta segunda, foram recolhidos um celular e uma pequena quantidade de substância análoga à maconha.
Com os novos elementos de prova, a Polícia Federal pretende aprofundar a identificação de outros envolvidos no esquema. A Operação Mente Sã continua em andamento, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas na universidade e garantir a segurança no ambiente acadêmico.






























Comentários