top of page

Polícia Civil desmantela esquema de tráfico com drones em presídio de São Borja

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

Operação Falcon cumpre mandados em três cidades e mira facção criminosa que usava tecnologia para abastecer presos com drogas

Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Falcon, uma ofensiva contra o tráfico de drogas operado por uma organização criminosa que utilizava drones para lançar entorpecentes no interior do Presídio Estadual de São Borja (PESB). A investigação, coordenada pela delegada Elisandra Mattoso Batista, é resultado de um trabalho minucioso iniciado em 2023, após a interceptação de um drone carregado com drogas pela Polícia Penal.


O episódio marcou o início de uma apuração aprofundada que identificou os responsáveis pela ação e revelou o envolvimento de uma facção criminosa na logística e execução do tráfico. Nesta fase da operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de São Borja, Caxias do Sul e Porto Alegre, com a participação de cerca de 50 policiais civis.

Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Durante as diligências, foram apreendidos dinheiro, joias e objetos de interesse investigativo. Em um dos alvos, chamou atenção a comercialização de produtos como roupas, calçados e perfumes com suspeita de falsificação. O material foi recolhido pela Receita Federal, que também participou da ação.


A ofensiva contou com a atuação conjunta de diversas unidades da Polícia Civil: 1ª Delegacia de Polícia e DPPA de São Borja, CORE, Delegacias de Polícia de Itaqui e Santiago, DRACOs de Santiago e Caxias do Sul, além do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE).

Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

O nome “Falcon” faz alusão ao falcão, ave de rapina símbolo de vigilância, precisão e força, qualidades associadas ao trabalho policial. Na metáfora utilizada pela corporação, a organização criminosa e seu drone representam a presa, abatida pela superioridade estratégica da ação policial.


A operação integra o conjunto de medidas da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, reforçando o comprometimento da Polícia Civil com o combate ao crime organizado e a promoção da segurança pública em todo o estado.


Fonte: Polícia Civil

 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page