top of page

Primeiro soldado russo julgado por crimes de guerra é condenado à prisão perpétua na Ucrânia

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 23 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Foto: AFP/Sergei SUPINSKY

Um tribunal de Kiev condenou nesta segunda-feira (23) um soldado russoconsiderado culpado de crimes de guerraà prisão perpétua, no primeiro veredicto do tipo desde o início da invasão russa daUcrânia, cujo presidente pediu em Davos o fim de todo o comércio com a Rússia.

Enquanto os bombardeios russos se concentravam no leste da Ucrânia, todos os olhos estavam voltados para Kiev nesta segunda, onde foi realizado o primeiro julgamento de um soldado russo por crimes de guerra na Ucrânia.


Vadim Shishimarin, de 21 anos, admitiu ter matado um civil de 62 anos que empurrava sua bicicleta enquanto falava ao telefone.

"O tribunal considerou (Vadim) Shishimarin culpado e o sentenciou à prisão perpétua", declarou o juiz Sergiy Agafonov.


Em audiência na semana passada, Shishimarin declarou que lamentava o ocorrido e pediu "perdão" à viúva da vítima, justificando suas ações pelas "ordens" recebidas.


Mas os promotores disseram que ele disparou entre três e quatro balas com a intenção de matar o civil.


O tribunal também o considerou culpado de assassinato premeditado. "O assassinato foi cometido com intenção direta", disse o juiz.


O advogado de Shishimarin, Viktor Ovsyannikov, afirmou que vai recorrer do veredicto. Espera-se que esta sentença histórica seja seguida por outras, já que a Ucrânia abriu milhares de casos de crimes de guerra desde a invasão por Moscou.


FONTE: Exame



 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page