Rajadas de 99 km/h atingiram Santiago na madrugada e deixam rastro de estragos na cidade e interior
- Saimon Ferreira
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Vento causou queda de árvores, postes e danos em residências, sem registro de feridos

A madrugada deste sábado (12) foi marcada por fortes ventos e chuva intensa em Santiago. Conforme dados das estações meteorológicas, o vendaval começou por volta das 3h07 e atingiu seu pico às 3h24, com rajadas de até 99 km/h, vindas do setor sul-sudoeste, a maior velocidade registrada na cidade em 663 dias.
A última vez que Santiago enfrentou ventos dessa intensidade foi em 18 de dezembro de 2023, quando as rajadas chegaram a 94,6 km/h.

Na ocasião desta madrugada, a chuva acumulada somou 15,8 mm na estação principal da cidade, e até 28 mm em medições particulares no interior. Também houve registro de granizo pequeno em diversos bairros, sem danos significativos.
No interior, localidades como Passo do Varejão e Passo dos Cardoso tiveram árvores caídas sobre estradas, dificultando o tráfego. Na Vila Florida, cinco residências foram parcial ou totalmente destelhadas. A Defesa Civil esteve no local e distribuiu 96 metros de lonas para auxiliar as famílias afetadas.

Durante a madrugada, por volta das 4h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em uma residência na Rua José Chequim, bairro Vila Rica. Outras ocorrências foram registradas em diferentes pontos do município, como postes caídos na Estrada do Passo da Cruz e árvores derrubadas nas estradas da Vila Branca, Lava Pés e Ernesto Alves, onde a ponte principal foi interditada devido a fios sobre a via, com o tráfego sendo desviado pela estrada da Linha 8.
Na BR-287, entre Santiago e Jaguari, a PRF e moradores atuaram na retirada de árvores que obstruíam a rodovia. Segundo informações do diretor da Defesa Civil de Santiago, Paulo Acosta, os Bombeiros realizaram desde as primeiras horas da manhã cinco atendimentos para corte de árvores, nenhum destelhamento foi registrado. As ações ocorreram nos bairros Belizário, Quinze de Novembro, Lulu Genro e em pontos do interior.

De acordo com a RGE, 262 consumidores ficaram sem energia elétrica em Santiago, especialmente em áreas rurais. As equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento.
A Defesa Civil reforça que as redes sociais não são canais de emergência. Em caso de necessidade, a população deve acionar diretamente os números 193 (Bombeiros), 190 (Brigada Militar), 192 (SAMU) ou 98428-7631 (Defesa Civil, plantão).
Apesar dos estragos, não há registros de feridos. As informações são do diretor da Defesa Civil de Santiago, Paulo Acosta.
Comentários