Ranking coloca Santiago entre as melhores cidades do país
top of page

Ranking coloca Santiago entre as melhores cidades do país


Foto: Bruno Bassin

O município de Santiago está entre os melhores do país, de acordo com o Ranking das Melhores Cidades do Brasil, que é elaborado todos os anos pela Austing Rating, a maior agência do segmento, e que foi divulgado pela revista Istoé, de circulação nacional.


O estudo avaliou todos os 5.565 municípios brasileiros e selecionou 50 cidades nas categorias Cidade Grande (acima de 200 mil moradores), Cidade Média (acima de 50 mil) e Pequeno Porte (até 50 mil habitantes), considerando indicadores quantitativos e qualitativos, com base em critérios fiscais, econômicos, sociais e digitais.


Dentro desse ranking divulgado pela Istoé, Santiago está presente em quatro categorias entre as cidades de até 50 mil habitantes, sendo a 24ª do Brasil em indicadores econômicos; a 30ª em indicadores sociais; a 47ª em indicadores fiscais. No ranking geral da categoria, que considera a pontuação em todos os segmentos, Santiago ocupa a 42ª posição.


A pesquisa faz um profundo estudo nos indicadores de qualidade de vida, educação, saúde, habitação, responsabilidade social, atenção ao jovem e desenvolvimento humano, execução do orçamento e desenvolvimento econômico, com base em dados de fontes públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria do Tesouro Nacional, os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério do Trabalho e Emprego, Departamento de Trânsito e outras fontes oficiais.


– É muito gratificante, porque mostra que estamos no caminho certo. Principalmente, por estar entre os principais municípios de todo o Brasil. São mais de 5,5 mil municípios analisados, e ter os indicadores, como o econômico, em 24ª em todo o país, na nossa categoria, é muito recompensador para nós, gestores do município – destaca o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

Superação


A publicação ressalta que não houve nenhuma prefeitura do país que não tenha tido perdas com a pandemia, que mergulhou a todos em cenários de incertezas, aumento de despesas, queda na arrecadação, problemas sociais e econômicos. Portanto, os municípios que despontaram na pesquisa também vivenciaram isso, mas demonstraram superação através de uma gestão eficiente.


Nesse sentido, Gorski reforça a importância da união de forças para superar as adversidades, como é o caso da pandemia da Covid-19 e seus impactos nos mais variados segmentos.


– A conquista é devido a inúmeros fatores, mas principalmente pela organização que nós promovemos com a iniciativa privada e demais instituições para que todos estejam engajados no desenvolvimento da cidade – finaliza o prefeito.

Fonte: Diário de Santa Maria


2 comentários
PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page