Rio Grande do Sul já plantou 10% da safra de arroz
- Saimon Ferreira

- 3 de out.
- 2 min de leitura
Zona Sul é a região mais avançada, com quase 40% das lavouras semeadas

Já foram semeados 93.207 hectares de arroz das lavouras gaúchas, ou seja, 10,13% da intenção de plantio prevista para a safra. O número é do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que acompanha os índices de semeadura de arroz no Estado.
A Região que mais se destaca é a da Zona Sul, em que já foram semeados, 39,59% da intenção, o que representa, 61.973 ha. Segundo o Gerente da Dater, Luiz Fernando Siqueira, esses números estão diretamente relacionados às condições climáticas da região, que têm enfrentado volumes e intensidades de chuva menores, o que impacta diretamente na possibilidade de semeadura.
Outro dado importante, é que a Região da Campanha, apresentou seus primeiros índices de semeadura, 0,84% da intenção, ou seja, 1.141 hectares. O que vem preocupando tanto os técnicos como produtores, é o cenário de semeadura na Região da Fronteira Oeste, região com maior área cultivada com arroz no Estado.
No mesmo período, na safra passada, a região já apresentava em média 35% semeado, e neste ano, registra 5.392 hectares, representando 1,98% da intenção. Os baixos índices devem-se a condição climática, que devido às chuvas constantes e em alto volume, impossibilitam o solo.
Outubro terá avanços
Outubro é o mês preferencial para a semeadura do arroz, e, assim, a expectativa é que após a segunda quinzena do mês, as condições climáticas permitam o avançar da semeadura em todas as regiões, expressando o potencial produtivo do arroz.
A Região Central apresenta 5.023 hectares semeados, ou seja, 4,16% da intenção. Já a Região da Planície Costeira Externa, indica 7,45% da intenção, o que representa 7.070 ha e na Planície Costeira Interna, os dados indicam 12.608 hectares, representando 8,98% da intenção de semeadura do arroz.






























Comentários