Rússia descarta declaração formal de guerra à Ucrânia em ‘Dia da Vitória’
- Saimon Ferreira

- 5 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, afirmou nesta quarta-feira, 4, que não há chance do Kremlin declarar formalmente uma guerra à Ucrânia em 9 de maio, historicamente celebrado como o “Dia da Vitória” na Rússia. A declaração foi lançada após o governo dos Estados Unidos afirmar que não permitirá que o feriado patriótico russo, que marca a vitória sobre os nazistas, seja revertido em propaganda de guerra.
Desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Kremlin tem se recusado a denominar sua ofensiva de “guerra”. O governo russo diz que segue em uma “operação militar especial” para “desnazificar” o país vizinho.
Na últimas semanas, autoridades do Ocidente têm especulado que o líder russo está esperando uma data especial para Moscou, como o dia 9 de maio, para declarar formalmente guerra à nação governada por Volodymyr Zelensky.

“Acho que ele tentará sair de sua ‘operação especial’. Ele está rondando o campo, preparando o terreno para poder dizer ‘olha, agora é uma guerra contra os nazistas, e o que eu preciso é de mais pessoas. Preciso de mais bucha de canhão russa’”, disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, à rádio LBC.
A data é um dos dias mais importantes para os russos, marcando o triunfo da União Soviética contra os nazistas em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Em todos os anos, o feriado é celebrado com um imponente desfile militar que toma conta da capital russa.
FONTE: Veja






























Comentários