São Jerônimo e Itaqui somam 44 destelhamentos por conta do temporal
- Saimon Ferreira

- 6 de out.
- 2 min de leitura
O município de Triunfo também registrou alguns estragos por conta do mau tempo

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesse domingo danificou 32 casas na cidade de São Jerônimo. Já em Itaqui, são 12 destelhamentos, totalizando 44 ocorrências. Segundo informações da Defesa Civil, o município de Triunfo também registrou alguns estragos por conta do mau tempo.
As localidades mais afetadas pela força dos ventos foram Centro, Bela Vista, Fátima e Cidade Baixa. Segundo informou o diretor da Defesa Civil do município, Alvício Luiz dos Santos da Silva, os estragos se iniciaram por volta das 12h45 do domingo e também foram registradas quedas de árvores e postes de energia elétrica.
"Além de casas, os destelhamentos também atingiram alguns estabelecimentos e restaurantes da cidade. Trabalhamos até a noite fazendo a distribuição de lonas para as famílias afetadas. Ninguém ficou ferido."
Na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari, os ventos provocaram o destelhamento de um prédio comercial, localizado na Rua das Nogueiras, no bairro Montanha. A ocorrência foi atendida pela equipe do Corpo de Bombeiros, por volta das 5h35. Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Marcelo Maia, em 24 horas o acumulado de chuva foi de 26,2mm.
Em Triunfo, árvores caíram e uma casa teve danos no telhado. Nesse domingo, moradores de Encruzilhada do Sul foram os primeiros no Rio Grande do Sul a receber um alerta de tempestade que bloqueia a tela de celulares. O alerta emitiu um aviso sonoro e vibratório e foi feito com o auxílio da ferramenta Cell Broadcast.
A ferramenta Cell Broadcast foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia.
Ventania
Conforme a Defesa Civil, nas últimas 12 horas, nove cidades registraram ventos acima dos 60 km/h. As maiores velocidades foram constatadas em Jaguari e Planalto, com 77 km/h e 70 km/h, respectivamente.
Os outros sete municípios são São Luiz Gonzaga (69 km/h), Cachoeira do Sul (69 km/h), Mostardas (67 km/h), Alegrete (66 km/h), Agudo (66 km/h), Santo Augusto (65 km/h) e Itaqui (61 km/h).






























Comentários