Temporal atinge municípios do Litoral e tira pessoas de casa no RS
Aulas foram suspensas em pelo menos três cidades. Danos em lavouras são contabilizados pela administração pública. Estimativa da Climatempo é de que tenha chovido em um dia o previsto para todo o mês na região
As cidades do Litoral Norte foram as mais prejudicadas por um temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na segunda-feira (6), de acordo com a Defesa Civil, que chegou a emitir um alerta de chuvas persistentes com risco de transtornos associados aos elevados volumes de chuva.
Na região, choveu cerca de 127 milímetros só na segunda, de acordo com a Climatempo, quantidade que era prevista para o mês inteiro. A Climatempo explica que isso ocorreu devido à ação de um ciclone próximo do litoral, o que "favoreceu o desenvolvimento de nuvens carregadas no sul do país no início desta semana". Os rios Três Forquilhas e dos Sinos encheram e transbordaram por causa da água da chuva. Pessoas tiveram que ser retiradas de casa, aulas em escolas foram suspensas, estradas sofreram estragos e os prejuízos às lavouras são contabilizados. Há casos de falta de luz.
Conforme a Defesa Civil, Três Forquilhas, Itati e Morrinhos do Sul foram todas afetadas pela cheia do Rio Três Forquilhas.
Em Três Forquilhas, onde choveu 130 milímetros na segunda, há pelo menos 25 famílias desabrigadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que foram acolhidas em abrigos improvisados pela administração pública. Oito moradores da cidade chegaram a ficar ilhados em suas casas, mas já foram resgatados. A aulas nas escolas foram suspensas na segunda, o que deve se repetir nesta terça (7). A prefeitura afirma que vai decretar situação de emergência. Os danos nas lavouras são contabilizados, mas a Secretaria de Agricultura já fala em perda total no cultivo de repolho, milho e banana.
Em Itati, há 15 famílias desabrigadas. Os danos causados pela água são avaliados. Já Dom Pedro de Alcântara suspendeu as aulas nas escolas devido ao temporal. Oito escolas de Caraá ficam sem aulas na segunda por conta da cheia do Rio dos Sinos – os estragos nas estradas que dão acesso às instituições foram os motivos da medida. Maiores quantidades de chuva (em milímetros)
Itati: 130,3 mm
Três Forquilhas: 127,39 mm
Maquiné: 126,8 mm
Riozinho: 92,2 mm
Torres: 76,4 mm
Rolante: 69,0 mm
Montenegro: 68,6 mm
São José dos Ausentes: 65,0 mm
Terra de Areia: 64,03 mm
Campo Bom: 62,8 mm
Novo Hamburgo: 58,0 mm
Fonte: G1 RS
Comments