Temporal com granizo que provocou estragos no RS teve ventos de até 120km/h
top of page

Temporal com granizo que provocou estragos no RS teve ventos de até 120km/h

Rajada mais intensa foi registrada em Canoas, na Região Metropolitana


Foto: Ronaldo Bernardi

As rajadas de vento que provocaram temor e estragos no Rio Grande do Sul, entre a noite de segunda (15) e a madrugada desta terça-feira (16), atingiram a velocidade de 120km/h em Canoas, na Região Metropolitana. A forte tempestade teve ainda muitos raios e chuva de granizo.


Entre 19h10min e 19h20min, no Aeroporto de Canoas, outra fortíssima rajada foi registrada: 111km/h. Em São José dos Ausentes, na Serra, o recorde de vento foi de 92km/h. Soledade, no Norte, ficou pouco atrás, com 91km/h.

De acordo com a Climatempo, as outras cidades mais afetadas pela intempérie foram Rio Pardo, Joia e Barra do Ribeiro.


A tempestade se caracterizou por nuvens do tipo cumulonimbus bastante carregadas que avançaram sobre o território gaúcho. Essas nuvens se formaram a partir da combinação do deslocamento de uma frente fria e da intensa entrada de ventos quentes no sul do Brasil, vindos do norte do país. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera forçou a concentração de umidade e o grande desenvolvimento vertical das nuvens.


Ainda é preciso analisar melhor os dados e as imagens para saber se pode ter ocorrido o que se chama de microexplosão em Canoas. Trata-se de um evento de tempo severo associado a fortes correntes de ar descendentes (na direção da nuvem para a superfície), que se espalham de forma horizontal, chegando a percorrer cerca de seis quilômetros de distância. A duração fica entre dois e cinco minutos. Apesar de ser um fenômeno rápido, é capaz de gerar ventos de até 270km/h.


— Durante a tarde e a noite de segunda, houve a formação de linhas de instabilidade. Os temporais estavam associados às nuvens do tipo supercélula, que são nuvens cumulonimbus mais desenvolvidas, que costumam trazer fortes chuvas e até condições para tornados ou microexplosões — explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.

Rajadas de vento mais intensas


Registro feito até as 3h desta terça-feira (16)


Rio Grande do Sul


  • Canoas: 120km/h

  • São José dos Ausentes: 92 km/h

  • Soledade: 91km/h

  • Bento Gonçalves: 78km/h

  • Passo Fundo: 77km/h

  • Campo Bom: 76km/h

  • Bagé: 75 km/h


Santa Catarina


  • Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja: muitas rajadas entre 80km/h e 111km/h

  • Laguna/Farol de Santa Marta: 93km/h

  • Caçador (SC): 76km/h

  • Joaçaba: 75km/h


Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e aeroportos


Texto: GZH

0 comentário
PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page