Após polêmica, deputado estadual protocola PL que declara rodeios patrimônio histórico e cultural
- GNI Notícias Integradas

- 7 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) protocolou, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que declara os rodeios crioulos como patrimônio histórico e cultural imaterial do Rio Grande do Sul.
A ideia do projeto surgiu após uma polêmica no parlamento, onde outro parlamentar sugeriu a proibição de rodeios no Estado, pela suposta ocorrência de maus tratos a animais.
Mateus Wesp afirma que respeita todas as opiniões, mas que discorda fortemente da ideia. “Entendo que os rodeios crioulos fazem parte da tradição campeira gaúcha. E necessitam, cada vez mais, serem preservados, cultivados, fortalecidos e valorizados”.
Ainda, concluiu que é uma contribuição de seu mandato para que o Rio Grande do Sul possa seguir vivenciando e exaltando as tradições gaúchas nas suas diversas formas de manifestações artísticas, esportivas, campeiras e culturais.
Wesp é líder da bancada do PSDB na Assembleia, mesmo partido do deputado que apresentou projeto para proibir os rodeios. Em 2017, o parlamento aprovou lei que torna o laço patrimônio cultural.
FONTE: Giovani Grizotti - Repórter Farroupilha



















Comentários