URI Santiago inicia as aulas da 1º Turma do Mestrado em Educação
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URI Santiago inicia as aulas da 1º Turma do Mestrado em Educação

A aula de recepção contou com a participação do Diretor Geral, Professor Júlio Cesar Wincher Soares, da Diretora Acadêmica, Profª Claudete Moreschi, da Coordenadora do Programa, Profª Drª Lucy Mari Duso Pacheco e da Profª Drª Marines Aires, que ministrou a aula

Foto: Núcleo de Comunicação

Na tarde da última quinta feira, (17/08), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, recebeu os novos futuros Mestres que compõem a primeira turma do Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), na Instituição.


A aula de recepção contou com a participação do Diretor Geral, Professor Júlio Cesar Wincher Soares, da Diretora Acadêmica, Profª Claudete Moreschi, da Coordenadora do Programa, Profª Drª Lucy Mari Duso Pacheco e da Profª Drª Marines Aires, que ministrou a aula.

O programa que acontece, pela primeira vez na URI Santiago, será realizado de forma integrada com o Câmpus de Frederico Westphalen. Sendo assim, contará com uma linha de pesquisa ampla, com temáticas voltadas à: Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas; Políticas Públicas e Gestão de Educação; e Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.


O Curso, que possui conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), representa uma conquista para Santiago e região, tendo como objetivo impulsionar a carreira dos futuros mestres.


- A Universidade está radiante com o início do Mestrado em nosso Câmpus, consolidando um sonho de anos, em poder aperfeiçoar ainda mais os profissionais da região, com uma metodologia de excelência, bem como, à do PPGEDU - ressalta a Diretora Acadêmica, Claudete Moreschi.


O programa


Dando seguimento aos propósitos da URI e a sua formação voltada à formação e qualificação profissional dos seus egressos, a criação dos programas de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade, representam um marco histórico no que tange a interação contínua e necessária, entre o ensino e o âmbito em que está inserido.


- Alguns dos objetivos do Programa partem das produções de novos diálogos, atualizando e especializando os profissionais, de forma constante - adiciona a Coordenadora do Mestrado.


Sendo assim, em 2010 foi proposto à CAPES, a criação do Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), tendo como área de concentração a Educação. E em abril de 2011, o Curso do Mestrado em Educação da URI/Câmpus de Frederico Westphalen recebeu o parecer emitido, aprovando seu desenvolvimento.


Com a aprovação, o PPGEDU deu início às suas atividades e desde então, a pesquisa é considerada como elemento fundamental, para os avanços necessários à consolidação das formações promovidas. Neste contexto, são questionados os novos patamares de compreensão da realidade e novos espaços de discussão educacional, nos quais os programas de Pós-Graduação são articulados da construção de conhecimentos e meios de proposições, de novas perspectivas teóricas, críticas e práticas, para o desenvolvimento educacional da região.


Com o alcance de resultados expoentes na formação de pesquisadores e mestres para atuar tanto na educação básica, como no ensino superior ou em outros espaços de inserção do especialista em educação, o Programa resolveu ir mais além. Em 2018, passou-se a elaborar a proposta da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) para apresentar, junto à CAPES, o pedido de implantação do curso de Doutorado.


Em dezembro deste mesmo ano, a proposta foi aprovada e assim, iniciou-se a efetiva ampliação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, coordenadas pelo PPGEDU, passando a ter dois Cursos: Mestrado em Educação e Doutorado em Educação.


Atualmente, ambos os cursos buscam:

  • Formar pesquisadores qualificados na área da Educação, aptos para pensar, problematizar e propor estratégias educativas considerando as demandas contemporâneas;

  • Fortalecer a pesquisa em Educação, no âmbito científico, sociocultural e tecnológico;

  • Oportunizar a produção, apropriação e reelaboração do conhecimento na área;

  • Favorecer o desenvolvimento regional por meio da ampliação ao acesso de formação;

  • Estabelecer articulações no setor da Educação no país e no exterior;

  • Produzir conhecimentos na área da Educação, com foco nas linhas de pesquisas;

  • Proporcionar ao Pós-Graduando referencial teórico-prático que lhe permita o exercício profissional competente;

  • Integrar o programa de Pós-Graduação em Educação na dinâmica da Universidade em que está sediado, fomentando práticas interdisciplinares.

A oferta do Curso de Mestrado em Educação, na URI Santiago, é uma das primeiras iniciativas da atual gestão, para fins de fortalecer a Pós-Graduação no Câmpus. De acordo com a Direção Geral da Universidade, está sendo trabalhado de maneira incansável, meios para trazer novos cursos de Pós-Graduação ao Câmpus.


Texto: Núcleo de Comunicação - URI - Câmpus Santiago

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