“Vingança Tardia”: Polícia Civil prende mandante e executores de homicídio no interior de Santiago
- Saimon Ferreira

- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Crime inicialmente tratado como latrocínio foi desvendado como execução planejada; idoso foi morto a tiros na frente da companheira

A Polícia Civil, por meio da DRACO de Santiago, deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação Ultio Tarda — expressão em latim que significa “Vingança Tardia”.
A ação é resultado da investigação do assassinato de Sadi Luiz Pizzuti de Quadros, de 73 anos, ocorrido na madrugada do dia 1º de abril deste ano, na localidade de Cerca de Pedras, interior de Santiago.
Na ocasião, dois homens encapuzados invadiram a residência da vítima e efetuaram diversos disparos de arma de fogo, matando o morador na frente da companheira. A princípio, o crime foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte), mas as investigações da DRACO revelaram outra realidade.
Após meses de diligências, cruzamento de informações e uso de técnicas avançadas de investigação, a Polícia Civil concluiu que o caso se tratava de um homicídio qualificado, disfarçado de roubo.
O motivo: vingança. O mandante do crime, um homem de 75 anos, teria sido agredido fisicamente pela vítima dois anos antes e decidiu planejar a execução.
Segundo a investigação, o crime contou com a participação de um intermediário, de 42 anos, responsável por contratar os executores — dois jovens, de 18 e 24 anos, que foram até a residência da vítima, cometeram o assassinato e simularam um assalto.
A apuração contou com apoio da PRF, da Guarda Municipal de Santa Maria e da 2ª Delegacia de Polícia de Rio Grande, onde, no final de abril, já haviam sido cumpridos mandados de busca e prisão temporária contra os executores.
Com a conclusão do inquérito, a DRACO representou pela prisão preventiva dos quatro envolvidos, além de mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram deferidas pela Justiça e cumpridas na manhã de hoje. Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Santiago.
A operação representa mais um caso em que a investigação policial consegue desmontar a falsa aparência de um crime e chegar à verdade dos fatos.






























Comentários