Você sabia que já nevou em Santiago? Há exatos 31 anos o fenômeno foi registrado na Terra dos Poetas
- Saimon Ferreira
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Uma das testemunhas foi Adriano Mayer (foto), que registrou o momento em uma máquina fotográfica

Santiago é conhecida por seus invernos rigorosos, e em junho deste ano já se destacou como uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul. No dia 1º de julho, os termômetros marcaram -2,6°C, a menor temperatura do ano até agora. Mas será que a cidade já enfrentou um frio ainda mais extremo, a ponto de nevar? A resposta é sim.
Um dos episódios mais marcantes aconteceu no dia 8 de julho de 1994, exatos 31 anos atrás. Na época, Jairo Adriano de Lima Mayer, então militar no HGUS, testemunhou a formação de neve misturada com chuva congelada. Segundo ele, o fenômeno ocorreu por volta das 15h e voltou a se repetir às 19h30.
“Eu estava com um tênis de sola lisa e era difícil até caminhar no calçamento”, relembra Adriano, que hoje atua como mecânico na empresa Top Car Pampeiro.
Mesmo em tempos sem celulares e registros instantâneos, Adriano conseguiu fotografar a cena com uma câmera Yashica de filme, registrando a neve no cruzamento das ruas Artur Bernardes e Honório Lemes, próximo à 11ª Cia Com.
A comprovação do fenômeno também tem respaldo técnico. O pesquisador Cassal Brum identificou que o dia apresentava características típicas de ambiente propício à formação de neve: cerração, nuvens e frio intenso.
Já o estatístico Flávio Caye Palmeiro, formado pela UFSM, usou dados de cinco cidades vizinhas para estimar a temperatura média de Santiago naqueles dias, chegando a valores entre 0,6°C e 1,0°C — condição próxima do ponto de congelamento necessário para nevar.
Nos dias seguintes à ocorrência, entre 9 e 11 de julho, choveu no estado volumes inferiores a 4 mm, o que reforça o ambiente seco e frio que favorece a ocorrência do fenômeno.
Comments