5 dos 32 municípios da região central já registraram casos de dengue; Jaguari está entre eles
- Saimon Ferreira

- 26 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Com a chegada do frio, há uma menor circulação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Entretanto, os casos confirmados e de notificações continuam crescendo em todo o Rio Grande do Sul. 5 dos 32 municípios da Região Central já registraram casos da doença.
Um levantamento feito pela nossa reportagem junto ao painel de Monitoramento de Arboviroses do Rio Grande do Sul, demonstra que a região de atendimento da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), possui 64 casos confirmados de dengue (consulta realizada em 26/05).
Santa Maria lidera o número de pessoas infectadas pela doença, somando 60 casos confirmados, sendo 58 autóctones (doença adquirida na zona da residência do enfermo), 282 casos notificados e 140 em investigação.
A maioria das pessoas infectadas no município (12) tem idade entre 30 a 39 anos, sendo 60% dos casos confirmados do sexo feminino (36) e 40% do sexo masculino (24).

Ainda conforme os dados, Santiago não possui casos confirmados da doença. O município registrou 5 notificações e todas estão em investigação. O único município próximo a Terra dos Poetas que já registrou 1 caso da doença é Jaguari. Por lá, um homem com idade entre 30 e 39 anos foi infectado pelo mosquito.
Além de Santiago outros 11 municípios da 4ª CRS ainda não registraram casos da doença, são eles: Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Júlio de Castilhos, Nova Esperança do Sul, Paraíso do Sul, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e Tupanciretã.
Já os municípios de Cacequi, Capão do Cipó, Vila Nova do Sul, Dona Francisca, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jari, Mata, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Unistalda não registram dados no sistema de monitoramento.
Vale lembrar que o mosquito Aedes Aegypti também é transmissor da Zika e Chikungunya. Até o momento a região não registrou casos das doenças.
ESTADO JA SOMA 38 MORTES POR DENGUE
Ontem (25/05), a Secretaria da Saúde do Estado confirmou mais três óbitos em decorrência da dengue no Rio Grande do Sul, nos municípios de Porto Alegre, Ametista do Sul e Parobé. Com esse dado, o painel de casos de dengue registra um total de 38 óbitos pela doença no ano de 2022, e 29,6 mil casos de dengue no mesmo período.
A cidade com mais mortes por dengue em 2022 no Estado é Igrejinha, com 6 vítimas fatais. Horizontina chegou ao quarto óbito, e Porto Alegre e Novo Hamburgo têm três cada.
Fonte: Painel de Monitoramento de Arboviroses do Rio Grande do Sul






























Comentários