top of page

Anvisa proíbe três marcas de “café fake” após detectar toxina nos produtos

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 2 de jun.
  • 1 min de leitura

Embalagens dos produtos impróprios são parecidas com as de marcas tradicionais

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação e a venda de três marcas de café em pó após inspeções constatarem a presença da toxina ocratoxina A, substância imprópria para o consumo humano. São elas: Melissa, Pingo Preto e Oficial.


As marcas alvo da medida da Anvisa já haviam sido consideradas impróprias para o consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Os produtos também apresentaram matérias estranhas e impurezas, além de irregularidades na rotulagem.


Informavam conter “polpa de café” e “café torrado e moído”, mas utilizavam ingredientes de qualidade inferior, como grão cru ou até resíduos, e, por isso, são conhecidos como “café fake”.


Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso, as três marcas não têm café em sua composição e são feitas de “lixo da lavoura”.


A resolução da Anvisa determina a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. Todos os lotes devem ser recolhidos dos pontos de venda.


Fonte: O Sul


 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page