Arrasado pela enchente de 2024, bairro de Cruzeiro do Sul vai mudar de lugar
- Saimon Ferreira
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Moradores irão para um bairro planejado, longe do rio, e local à beira do Taquari será transformado em parque

O antigo Bairro Passo de Estrela, localizado no município de Cruzeiro do Sul, foi destruído pela enchente de maio do ano passado e, por isso, não possui mais condições de ser habitado. No local, o Governo do Estado projeta a construção de um Parque Memorial do Passo de Estrela.
Em visita ao município, o governador do Estado, Eduardo Leite, disse que estão programados 480 lotes para moradias no chamado “Novo Passo de Estrela”, localizado no Bairro Cascata.

O terreno onde serão construídas as casas do novo bairro está sendo desapropriado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), que fará o projeto urbanístico para o loteamento. No mesmo espaço se encontram 30 moradias temporárias das 58 que Cruzeiro do Sul recebeu.
O Novo Passo de Estrela tem investimento estimado de R$ 40 milhões, via Funrigs. Toda a infraestrutura do novo bairro será feita por meio de contratação integrada e convênio com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Entre os lotes, alguns serão disponibilizados para que os próprios beneficiários construam suas casas a suas próprias expensas, enquanto na maior parte serão construídas moradias através das Atas de Registro de Preço da Sehab.

Desapropriação dos terrenos
Sobre a desapropriação dos terrenos, o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o 'Dingola', explica que neste momento, o Estado realiza a limpeza do local, mas os lotes de terra ainda são dos proprietários.
"Depois será feita uma tratativa, onde vai ser feita uma permuta, ou no Compra Assistida ou nas 500 casas ou em terrenos no Novo Passo de Estrela”, explica.
O governador Eduardo Leite relatou que cada caso será avaliado individualmente.
“Cada realidade é uma específica, são faixas de rendas diferentes, famílias com condições diferentes e nisso a gente envolve muito o município, para a partir da sua Assistência Social, termos esse diagnóstico claro, acompanhamento do Ministério Público e com isso definimos, a partir das faixas de renda, de cada uma das famílias identificadas, qual a melhor solução para ela. O próximo passo será, nos próximos meses, identificar nesse futuro loteamento os lotes que serão encaminhados para cada uma das famílias, enquanto o Estado está contratando a execução da urbanização da preparação desses terrenos todos e em seguida a construção das moradias”, declara.
Área afetada no antigo bairro
A área afetada, com aproximadamente 250 mil metros quadrados e 215 residências destruídas, foi classificada como Área Diretamente Atingida (ADA) e incluída no Mapa Único do Plano Rio Grande como zona de alta suscetibilidade à inundação.
Diante da impossibilidade de reconstrução no mesmo local, o governo do Estado, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Ministério Público firmaram acordo para transformar o antigo bairro em um Parque Linear Memorial.
A proposta é transformar o local em espaço resiliente, utilizando Soluções Baseadas na Natureza (SbN), como biovaletas, jardins de chuva, pisos permeáveis e áreas de reflorestamento.
留言