Ataque a tiros em escola do Canadá deixa pelo menos 10 mortos e dezenas de feridos
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Cidade possui cerca de 2,4 mil habitantes. Instituição de ensino atende cerca de 160 alunos. Atiradora também morreu, segundo autoridades locais

Nesta terça-feira (10), um ataque a tiros em uma escola de Tumbler Ridge, no Canadá, deixou 10 pessoas mortas, e outras 27 feridas, sendo duas em estado grave. Entre os mortos está a atiradora, de acordo com autoridades locais.
Segundo a Polícia Montada do Canadá, a suspeita foi encontrada morta com o que “parece ser um ferimento autoinfligido”.
Ao menos duas outras vítimas foram hospitalizadas com ferimentos graves, e até 25 pessoas estavam sendo atendidas, informou a polícia.
O ataque aconteceu por volta das 13h20min no horário local (19h20min em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos.
A instituição fica em uma pequena cidade, com cerca de 2,4 mil habitantes na Colúmbia Britânica, aproximadamente 1.155 km a nordeste de Vancouver.
De acordo a polícia, dentro da escola foram encontradas mortas ao menos seis vítimas. Outras duas morreram em uma casa que teria ligação com o ataque. A nona pessoa foi encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
Os feridos foram levados para uma unidade de saúde da região. Ainda não foram divulgadas as identidades das vítimas.
Segundo a imprensa local, mais cedo nesta terça-feira (10), um alerta enviado pelas autoridades descrevia uma chance de ataque de uma pessoa do sexo feminino de vestido e cabelos castanhos, a polícia confirmou que a pessoa que realizou os ataques se assemelhava ao descrito anteriormente.
Em coletiva sobre o caso, a polícia local não informou se a atiradora é maior ou menor de idade. E também não confirmou quantos mortos eram crianças.
— Estamos seguindo todas as pistas para tentar determinar a ligação com a atiradora — disse o porta-voz.
A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, se pronunciou sobre o caso nas redes sociais.
“Nossos pensamentos estão com todas as pessoas de Tumbler Ridge. Conversei com o prefeito e com o deputado local, e estamos oferecendo à RCMP toda a assistência adicional de que precisarem”, afirmou em um comunicado no X.
“Foi uma situação que evoluiu rapidamente e de forma dinâmica, e a cooperação ágil da escola, das equipes de emergência e da comunidade teve papel fundamental na nossa resposta”, declarou em comunicado o chefe do Distrito Norte, superintendente Ken Floyd.
Repercussão do caso
Diversas lideranças políticas do Canadá se manifestaram nas redes sociais sobre o ocorrido. Entre eles estão o premiê de Saskatchewan, Scott Moe, e o premiê de Quebec, François Legault.
O líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, afirmou estar abalado com a notícia.
"Estou devastado ao saber que muitas pessoas inocentes foram mortas e feridas em um ato de violência sem sentido em uma escola em Tumbler Ridge", escreveu Poilievre.
Ele acrescentou que seus pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas, com os estudantes, professores, equipes de emergência e com toda a comunidade que enfrenta essa grande perda.
Darian Quist, estudante de Tumbler Ridge, disse à rede pública CBC que estava em aula de mecânica quando foi anunciado que a escola fecharia as portas.
Sua mãe, Shelley Quist, contou ao mesmo veículo que abraçou o filho assim que conseguiu contato com ele.
— Não vou perdê-lo de vista nem por um segundo — declarou.
— Esta foi uma situação de evolução rápida e dinâmica. A rápida cooperação da escola, das equipes de socorro e da comunidade desempenhou papel fundamental em nossa resposta — afirmou em comunicado Ken Floyd, comandante do distrito norte da RCMP.
— Este foi um dia incrivelmente difícil e emocional para nossa comunidade e agradecemos a cooperação enquanto os agentes continuam seu trabalho para avançar na investigação — acrescentou.
A polícia informou que agentes estão verificando outras residências e propriedades na área para determinar se há locais adicionais ligados aos fatos.
No fim da tarde, a polícia desativou o alerta de emergência em Tumbler Ridge. A corporação “não acredita que haja ameaça ao público”, informou na rede social X o Ministério de Segurança da província.































Comentários