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Como receber a nova carteira de identidade em casa e onde está disponível o serviço

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • há 21 minutos
  • 2 min de leitura

Ainda não é regra nacional, mas dois Estados disponibilizam a entrega

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

É possível receber em casa a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), lançada pelo governo federal para estabelecer o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o único número de identificação válido em todo Brasil.


Ainda não é regra nacional que o novo RG seja entregue pelos Correios, mas Estados como São Paulo e Minas Gerais já permitem que o cidadão escolha, na hora do atendimento, a entrega da CIN pelos Correios.


Nos demais Estados, porém, o caminho principal continua sendo a retirada presencial em um posto de identificação. O agendamento da CIN é online, para então ser realizado o atendimento presencial. 


Versão digital do CIN


Depois que a versão física do documento estiver pronta, qualquer pessoa que emita a nova CIN pode ativar a versão digital do documento no aplicativo gov.br, na carteira de documentos, e usar o novo RG pelo celular. 


Como receber a CIN pelos Correios

Depois do atendimento presencial para a elaboração da CIN (que consiste em coleta de foto, assinatura e digital), o Estado emite o documento em papel, mas a forma de entrega varia conforme localização.

Estados que já permitem entrega da CIN em casa

São Paulo

No portal de serviços do governo de São Paulo, o passo a passo da CIN diz que, após a emissão, o cidadão pode receber o documento pelos Correios ao clicar em "solicitar o envio do seu documento", em vez de retirá-lo no posto do Poupatempo. 

Passo a passo para receber a CIN 

  • Realizar o agendamento pelo aplicativo do Poupatempo

  • Comparecer ao atendimento presencial para coleta de dados

  • Quando o documento estiver pronto, o usuário pode acompanhar a emissão no site do órgão emissor e escolhe se quer retirar a CIN ou recebê-la e casa.


Minas Gerais

O portal Cidadão MG explica que, após a emissão do documento, o cidadão pode decidir se quer retirar a CIN na unidade escolhida ou se quer receber pelos Correios. O governo estadual informa que o prazo de entrega e condições aparecem no protocolo gerado pelo sistema, após o atendimento presencial.

E os outros Estados? 

Cada Estado define as suas regras de logística da CIN. Mas, em geral, o processo consiste em: 


  • Agendar atendimento através dos links dos Institutos de Identificação

  • Comparecer ao atendimento presencialmente na unidade

  • Retirar a CIN no posto ou recebê-la em casa (para SP e MG).


Para efetuar o agendamento, seguem abaixo os links dos Institutos de Identificação de cada Estado:



Fonte: GZH

 
 
 

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