Inscrições abertas na Expointer 2025 para raças Devon e Bravon
- Saimon Ferreira

- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Pecuaristas podem efetivar a participação de seus animais até 29 de julho de animais de argola ou rústicos

Estão abertas as inscrições para os animais das raças Devon e Bravon participarem da 48ª Expointer, que será realizado entre 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os pecuaristas devem formalizar os exemplares de argola para o evento agropecuária no site da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), www.herdbook.org.br, até 29 de julho.
Devido acordo entre a Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) e a ANC, os criadores de Devon e Bravon estão isentos da taxa de adesão. As inscrições dos animais rústicos devem ser efetuadas diretamente na secretaria da ABCDB e são gratuitas aos associados.
“A cada ano, a raça Devon desfila nas pistas animais com o biotipo que se busca, equilibrados com comprimento e profundidade, em especial garupas alongadas e com carcaças com excelente cobertura muscular”, ressalta o diretor técnico da ABCDB, Eduardo Duval.
Duval reforça que a feira é uma oportunidade para troca de experiências, atualização técnica e realização de bons negócios. “A apresentação dos animais representa o coroamento da coragem dos produtores rurais em seus investimentos e dedicação ao longo dos 365 dias do ano. Enfrentam clima e tantas outras adversidades, buscando sempre uma pecuária sustentável, utilizando seu potencial, e acima de tudo preservando para a humanidade”.
O julgamento das raças Devon e Bravon será conduzido pelo médico veterinário Aristorides Tadeu Ribeiro de Melo, de Santa Catarina. Com 40 anos de experiência, diz que vai para Esteio com expectativa bastante positiva.
“Acredito que vou encontrar animais diferenciados, de criadores que investem no melhoramento genético. Vemos que a realidade no campo, hoje, é de pecuaristas que acompanham o melhoramento da raça e procuram se adaptar às exigências do mercado, buscando precocidade, fertilidade e qualidade de carne. Os animais que ficam no plantel de pedigree são de um padrão mais elevado, a qualidade multiplicou”, afirmou o profissional, que também julgou o Devon na Expolages 2019.






























Comentários