top of page

Menino Enzo é localizado em Santa Rosa e será entregue à família após escuta especializada

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

 Após 11 dias, a criança foi localizada no município de Santa Rosa, onde estava na companhia do pai; o homem chegou a ser detido pelas autoridades de Santa Rosa no momento do encontro, mas não permaneceu preso

Fotos: Redes Sociais - Montagem: Ijuí Toda Hora
Fotos: Redes Sociais - Montagem: Ijuí Toda Hora

Chegou ao fim, nesta quarta-feira (2), o período de incerteza em torno do desaparecimento do menino Enzo, de Ibirubá. Após 11 dias de buscas e mobilização regional, a criança foi localizada no município de Santa Rosa, onde estava na companhia do pai. A localização foi confirmada pelo Conselho Tutelar, que passou a acompanhar de perto o desfecho do caso, com o apoio da Prefeitura de Ibirubá e de familiares.


Segundo a conselheira Maria Cristina Grainer Silva, do Conselho Tutelar de Ibirubá, que falou à reportagem da Redação Integrada Rádio Cidade e Jornal O Alto Jacuí, uma comitiva se deslocou até Santa Rosa para buscar a criança, formada por conselheiros tutelares, servidores da administração municipal e um tio do menino, que foi autorizado a assinar como responsável pelo acolhimento temporário.


O pai da criança chegou a ser detido pelas autoridades de Santa Rosa no momento do encontro, mas não permaneceu preso. Conforme apurado, ele alegou desejo de obter a guarda do filho e foi orientado pela Polícia Civil local a buscar os meios legais para isso, como a abertura de processo judicial com pedido formal de guarda. O homem não possuía decisão judicial que o impedisse de estar com o filho, o que dificultou o enquadramento criminal imediato.


Agora, a prioridade do Conselho Tutelar é realizar com Enzo um procedimento chamado escuta especializada, previsto na Lei nº 13.431/2017, que regulamenta o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A escuta consiste em uma entrevista protegida, conduzida por profissionais capacitados, com metodologia apropriada à idade e à compreensão da criança, em ambiente acolhedor e seguro.


Fonte: Rádio Cidade Ibirubá

 
 
 

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page