Morre Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio, aos 89 anos
- Saimon Ferreira
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Mujica tratava de um câncer no esôfago e estava em cuidados paliativos

Morreu nesta terça-feira, 13, o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. Mujica presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. A informação foi confirmada pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
Ele tratava de um câncer em fase terminal e estava em cuidados paliativos. Em janeiro, Mujica revelou que o câncer havia se espalhado por todo o corpo e que não faria mais tratamentos.
Nessa segunda-feira, sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolanski, revelou que o político estava em cuidados paliativos para aliviar a dor. Lucía comentou ainda a ausência do marido nas eleições regionais do último domingo, afirmando que havia recomendação médica, em função do deslocamento.

Com seu estilo de vida austero e direto, que lhe rendeu o apelido de “presidente mais pobre do mundo” - afirmação que ele sempre negou -, Mujica se tornou um emblema da esquerda latino-americana. Com sua retórica anticonsumista, conquistou simpatizantes em todo o mundo todo.
Legado político
Ao longo de sua vida, Pepe Mujica foi um ativista político ligado ao campo político da esquerda. Durante os anos 60 integrou o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, com quem participou de operações de guerrilha, enquanto trabalhava em sua chácara, até refugiar-se na clandestinidade. Na década de 1970, quando o país foi governado pela Ditadura Militar, foi preso. Seu último período de detenção durou treze anos, entre 1972 e 1985.
Em 1994, foi eleito deputado por Montevidéu. Cinco anos depois, virou senador. Em 2009 se tornou presidente do Uruguai com pouco mais de 52% dos votos válidos, vencendo o adversário Luis Alberto Lacalle. Governo o país entre 2010 e 2015. Em 2019, foi eleito novamente Senador, mas abdicou do cargo no ano seguinte, por motivos de saúde. Retirado da vida política, mas não da vida pública, Mujica militou até onde conseguiu.
No ano passado, fez umas das suas últimas aparições públicas, durante as eleições presidenciais do Uruguai, apoiou o então candidato Yamandú Orsi. Assim como Mujica, Orsi venceu em segundo turno também com pouco mais de 52% dos votos válidos.
Comments