Policia Civil prende autores de extorsões a comerciantes de São Borja
- GNI Notícias Integradas
- 29 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Segundo a investigação, integrantes de uma organização criminosa, ameaçavam os comerciantes a pagar-lhes altos valores em dinheiro, semanalmente, para poder continuar a exercer sua atividade “com tranquilidade”

Uma investigação da Polícia Civil logrou demonstrar um esquema de extorsões que era praticado por pelo menos sete indivíduos em São Borja, integrantes de uma organização criminosa, os quais constrangiam a vítima, mediante grave ameaça, a pagar-lhes altos valores em dinheiro, semanalmente, para poder continuar a exercer sua atividade comercial “com tranquilidade”.
Os investigados agiram em comunhão de vontades e conjugação de esforços, extorquindo a vítima com o intuito de obter indevida vantagem econômica, consistente em pagamentos em dinheiro para não sofrer represálias do grupo criminoso.
Os fatos estavam sendo praticados por uma célula de uma facção oriunda da região Metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos, instalada na cidade, cujo líder local é um são-borjense que se encontra recolhido na Penitenciária Estadual de Alta Segurança de Charqueadas, de onde comanda a prática reiterada de crimes graves.
A facção, além de dedicar-se ao tráfico de drogas, também passou a obter recursos através das extorsões praticadas a comerciantes locais.
Durante as investigações, 06 pessoas foram presas preventivamente e 01 indivíduo encontra-se foragido. Além dos 07 indivíduos diretamente envolvidos no crime, outras 03 pessoas foram indiciadas por crimes como fraude processual qualificada, falso testemunho e associação criminosa, totalizando 10 indiciados pela Polícia Civil, até o momento.
Este inquérito policial já foi concluído e remetido à justiça em meados do mês de abril e os investigados já foram denunciados pelo Ministério Público e respondem ao processo criminal, presos.
No entanto, ainda há investigações relativas a casos semelhantes em andamento, visando identificar outras vítimas e ainda outros indivíduos envolvidos no esquema criminoso.
A Polícia Civil de São Borja ressalta a importância das vítimas denunciarem os autores desses crimes gravíssimos que afetam toda a comunidade, e salienta que delitos dessa natureza não serão tolerados, afirmando que os crimes de extorsões a comerciantes locais passará, a ser prioridade na pauta de investigações da instituição, que intensificará a atuação para coibir tais crimes.






























Comentários