top of page

RS registra queda nas exportações do agro em julho

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

No faturamento, em comparação com o mesmo mês de 2024, a redução atingiu 20%. No volume, a baixa chegou a 36%

Foto: Rodrigo Leal / Divulgação Appa
Foto: Rodrigo Leal / Divulgação Appa

As exportações agropecuárias do Rio Grande registraram queda de 20% em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. No sétimo mês de 2025, os embarques do agro gaúcho somara 1,2 bilhão de dólares, contra 1,5 bilhão de dólares no mesmo período de 2024.


Quando considerado o volume embarcado, a baixa atinge 36%. Em julho de 2025, o volume total atingiu 1,6 milhão de toneladas, antes 2,4 milhões de toneladas no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados na quarta-feira, 20, pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).


Participação do agro


O valor total comercializado pelo Estado no período foi de 1,7 bilhão de dólares, com o agronegócio sendo responsável por 69% deste montante. Em termos de volume, o agronegócio representa 87% do total estadual no período.


A estiagem segue tendo um forte impacto nos resultados das exportações do setor. A redução nos embarques de soja em grão constitui o principal fator relacionado à baixa no faturamento e no volume negociado pelo agro estadual. As exportações do grão somaram 337 milhões de dólares a menos do que no mesmo período de 2024. Também houve diminuição nas exportações de produtos florestais (especialmente celulose), em razão do excesso de oferta no mercado.


Principais destinos


Carne bovina e suína tiveram alta. Em contrapartida, o frango teve queda, devido à suspensão das importações chinesas, motivada pelo episódio de doença de Newcastle, no ano passado, e para o Oriente Médio, em razão do foco gripe aviária, em Montenegro, em maio deste ano. O levantamento aponta aumento de 32% no valor e de 61% no volume embarcado para os Estados Unidos em julho deste ano, em comparação com o mesmo período em 2024.


Os principais parceiros comerciais do Estado, em julho, foram a Ásia (sem Oriente Médio), que segue como o principal destino das exportações do agro gaúcho, totalizando 532 milhões de dólares e 976 mil toneladas. Em segundo lugar está a Europa, que atingiu 330 milhões de dólares, sendo 265 milhões de dólares para a União Europeia. Quanto aos países, China aparece como o principal destino, com 312 milhões de dólares (25,5% do faturamento), seguido pela Bélgica (11%), Estados Unidos (7,7%), Vietnã (5,8%) e Emirados Árabes Unidos (4,1%).


O relatório completo pode ser acessado aqui.


Fonte: Correio do Povo

 
 
 

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page