Santiago ultrapassa marca histórica de 8 mil empregos formais
- Saimon Ferreira

- 10 de out.
- 1 min de leitura
Cidade atinge recorde de trabalhadores com carteira assinada e mantém saldo positivo na geração de vagas em 2025

Pela primeira vez na história, a cidade de Santiago registrou mais de 8 mil trabalhadores formais. De janeiro a agosto de 2025, o saldo na geração de empregos foi positivo, com a criação de 108 novas vagas. Atualmente, 8.004 pessoas estão empregadas com carteira assinada no município, demonstrando a força e a resiliência da economia local, mesmo diante de um cenário nacional de instabilidade econômica e política.
Os dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico revelam que os setores de Serviços e Comércio concentram juntos 79% dos empregos formais, evidenciando seu papel estratégico no desenvolvimento da cidade. A distribuição atual é a seguinte: 40% no setor de Serviços, 39% no Comércio, 10% na Indústria, 7% no setor Agropecuário e 4% na Construção Civil.
Embora o setor do Comércio tenha apresentado desempenho negativo em 2025, a expectativa é de recuperação nos últimos meses do ano com o aumento do consumo típico das festas de fim de ano.
Além disso, Santiago conta atualmente com 8.045 empresas ativas, sendo a maioria composta por Microempreendedores Individuais (MEIs), com faturamento de até R$ 81 mil por ano e possibilidade de contratação de um funcionário formal.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bertoldo de Melo, os números refletem a capacidade de adaptação e o potencial de crescimento da cidade:
“Mesmo em um momento difícil para o país, Santiago segue crescendo, com geração de emprego e fortalecimento dos nossos principais setores econômicos.”






























Comentários